O interesse de alunos e professores por desenvolver projetos para mostras científicas

Autores

  • Guilherme Pedó Vens Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul
  • Jaqueline Morgan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul

Palavras-chave:

Mostras Científicas, Incentivos, Participação

Resumo

Todos os anos são produzidos eventos de pesquisa como mostras e feiras científicas pelos campi do IFRS, estes eventos têm intuito de divulgação, promoção e exposição de trabalhos científicos realizados por estudantes da própria instituição ou de instituições externas. Além de proporcionar espaços incentivando à produção de conhecimento científico por parte dos estudantes expositores. Este ano no campus Caxias do Sul do IFRS a participação de alunos da instituição na IV Mostra IFTec - Mostra de Ciência e Tecnologia foi alterada. Em suas três edições anteriores todos os alunos do campus eram, de certa forma, obrigados a desenvolver projetos e submeter seus resumos para o evento, uma vez que a nota das disciplinas estava vinculada ao desenvolvimento de um projeto para o evento. Neste ano, em sua quarta edição a participação tornou-se opcional, fazendo com que o número de alunos da comunidade interna inscritos fosse consideravelmente abaixo do número de inscrições dos anos anteriores. Neste contexto, o presente trabalho se justifica na necessidade de melhor compreender a opinião e desejo dos estudantes em participarem dos eventos científicos, não só da Mostra IFTec do campus Caxias do Sul, como também de outras instituições. É importante discutir as diferentes formas de incentivo a participação e quais delas são realmente apreciadas pelos estudantes: notas em disciplinas, premiação dos eventos, experiência adquirida, iniciação científica, busca pelo conhecimento, reconhecimento da comunidade. Este trabalho tem por objetivo mapear a opinião dos estudantes que se inscreveram em mostras científicas neste ano (não só na Mostra IFTec), porque o fizeram e qual foi o principal incentivo para tal. Pretende-se também buscar a opinião dos docentes quanto a importância destes eventos, quais formas eles utilizam para incentivar seus alunos e se eles se sentem motivados a participar como orientadores. Para a realização do trabalho será utilizado como recurso metodológico questionários online para o público interno e também físicos para o público externo, a serem aplicados nos dias do evento, tanto para os alunos quanto para professores. Como resultados parciais temos que um dos principais motivos da queda de inscrições por parte do público interno foi a desvinculação da nota das disciplinas ao evento. Foi constatado também que as inscrições tornaram-se opcionais devido ao crescente número de alunos em relação ao número de professores que se sentem sobrecarregados com as diversas atividades docentes. Espera-se com este trabalho conhecer as motivações que levam, tanto alunos quanto professores, internos e externos aos IF’s, a participarem das mostras científicas do IFRS e assim contribuir com as coordenações de ensino, pesquisa e extensão no planejamento dos eventos científicos futuros.

Downloads

Publicado

2015-11-30