Apoio motivacional aos discentes de escolas de ensino fundamental do município de Sertão e ao Lar da Menina de Getúlio Vargas

  • Naiara Tagliani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Angélica Aparecida Ortolan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Letícia Ferreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
Palavras-chave: Motivação, Autoestima, Dinâmicas De Grupo, Aprendizagem, Evasão Escolar

Resumo

A literatura reconhece que a motivação é um dos fatores primordiais que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, muitos jovens perdem o interesse pelas ações escolares, ocasionando problemas neste processo. Diante desse contexto, o presente resumo objetiva apresentar resultados parciais verificados no projeto de extensão “Apoio Motivacional aos Discentes de Escolas de Ensino Fundamental do Município de Sertão e ao Lar da Menina de Getúlio Vargas”, o qual tem por finalidade a aplicação de dinâmicas de grupo e atividades aos estudantes do ensino fundamental, e a partir destas procurar (re)conhecer alguns fatores que desestimulam os estudos e que podem levar a repetência ou mesmo a evasão escolar. O referido projeto é desenvolvido em três espaços: Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes, Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antônio De Col (ambas localizadas no município de Sertão) e Ação Social Getuliense Nossa Senhora da Salete - Lar da Menina, uma entidade de ação social não governamental, localizada no município de Getúlio Vargas. A metodologia de trabalho empregada remete a um estudo bibliográfico, realizado a partir de autores que se ocupam com a temática, observação da participação dos envolvidos nas atividades e pesquisa de campo. Aplicamos um questionário para 138 discentes, o qual continha 13 perguntas para verificar como as ações do projeto estão fortalecendo os processos motivacionais dos envolvidos. Os resultados obtidos até o momento indicam que a ação está se caracterizando de fato como um programa de apoio ao discente por meio de suas atividades; as reflexões realizadas estão resgatando valores pessoais dos estudantes e auxiliando no seu processo de ensino e aprendizagem. As atividades ocorrem desde o mês de maio do corrente ano, nos três espaços referenciados, sendo que as dinâmicas de grupos possuem foco na motivação e no trabalho coletivo e, a partir delas, está se resgatando a ideia de que cada um tem seu valor perante a sociedade, além de intensificar a importância do papel de que cada indivíduo representa em seus grupos sociais. As atividades trabalhadas abordam temas como: bullying escolar; amizade, respeito ao próximo e as normas sociais, etc., e buscam fazer com que os discentes aprendam a ouvir e a compreender um ao outro, trabalhando deste modo o espírito de equipe e a valorização do ambiente familiar e escolar como um todo. Cabe ressaltar que o intuito do projeto não é sanar os problemas por completo, mas conhecer a realidade dos alunos a fim de ajudá-los na melhoria dos desafios cotidianos, procurando incentivá-los para seguir em suas atividades uma vez que a escola é o lugar que eles têm para melhorar a sua qualidade de vida. Conclui-se que o projeto tem conseguido ir de encontro com o seu objetivo de auxiliar a escola, a entidade de apoio e os estudantes, bem como minimizar os problemas enfrentados por estes no processo de ensino e aprendizagem e nas relações interpessoais.

 

Publicado
2015-11-30