Ações Educativas sobre Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Social no Município de Sertão

Autores

  • Gabriel Gubiani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Estéfani Maria Treviso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Carla Gabriela Tolotti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Fernanda Trentin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Naiara Migon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ações Educativas, Inclusão Social, Socialização De Conhecimento

Resumo

O projeto Ações Educativas sobre Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Social no Município de Sertão apresentado pelo NAPNE – Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas propõe desenvolver ações e atividades sobre educação especial no âmbito da inclusão social, prioritariamente na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes e IFRS - Câmpus Sertão. Dentre as ações encontram-se a difusão de informações, ideias, conceitos, histórias, entre outras, de forma construtiva e dialógica com alunos e professores, para que possamos contribuir com a cultura de respeito à diversidade em nosso sistema educacional, com atitudes que visam à inclusão social e educacional. Esse trabalho torna-se imprescindível pela necessidade de abordarmos um tema cada vez mais comum em nosso ambiente educacional, para um público diferenciado que carecem de procedimentos direcionados. Assim o trabalho com o NAPNE na troca de experiências e estudar maneiras de atender esse público, contribui com o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, professores e alunos terão maiores informações e conhecimentos acerca do assunto. Tem como Objetivo Geral: Realizar ações educativas sobre a educação especial na perspectiva da inclusão social em algumas escolas de educação básica do município Sertão no intuito de interação e produção de conhecimento a cerca da educação especial. Como Objetivos específicos: Produzir e socializar conhecimentos na área da Educação Especial com professores, alunos e funcionários; Possibilitar campo de formação para os professores, alunos e funcionários das Escolas Básicas do município de Sertão, realizando oficinas, trabalhos de extensão, murais e de pesquisas na área de Educação Especial e afins; Sensibilizar o público alvo sobre importância da inclusão social das pessoas com necessidades específicas na Educação Básica e seus direitos. A metodologia do projeto é pautada na construção conjunta com o público alvo de ações educativas no intuito de ressignificar ideias e conceitos sobre a educação especial, bem como produzir conhecimento a cerca dos diferentes saberes profissionais na área da educação especial. Busca-se através das oficinas, murais, rodas de conversa, interação das diferentes entidades educacionais sensibilizar a inclusão escolar de pessoas com deficiência para aperfeiçoamento do espaço escolar para esse público. Para impulsionar a informação para diferentes públicos, será realizado murais semanalmente nas escolas participantes com diferentes assuntos interligados à importância da educação especial, como sugestões de filmes, leituras, legislações, entre outros. O projeto esta em andamento e suas pretensões são de elaborar um trabalho consultivo e preventivo sobre a educação especial, proporcionando experiências de socialização, afetividade, autoestima e aprendizagem, para que possamos garantir a política de educação inclusiva. Estamos tendo retornos significativos e aprendizagens consideráveis.

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Publicado

2015-11-30