Novos Olhares para a Prática do Bolsista de Extensão

  • Débora de Melo de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Cláudia Silva Estima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Inglês, Biblioteconomia

Resumo

O Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura (PROPEL) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Câmpus Porto Alegre tem como principal objetivo a realização de atividades de extensão, que envolve as áreas de Línguas e Literaturas, e tem promovido ações desde 2011. O programa conta com a participação de bolsistas PIBEX, os quais têm contribuído para a organização do projeto e apoio às atividades realizadas. No ano de 2015, vislumbrou-se a possibilidade de expandir o alcance da participação da bolsista com a realização de uma proposta que viria a contribuir com uma das ações promovidas (o curso de Inglês para discentes e formados em Biblioteconomia) de um modo diferenciado. Considerando-se a importância de relacionar a disciplina de inglês e os conhecimentos técnicos da área de Biblioteconomia, uma atividade foi elaborada pela bolsista sob a supervisão de sua coordenadora e da ministrante do curso. Através do perfil dos estudantes da área, foi possível oportunizar a esse grupo de alunos aprender a língua inglesa não apenas teoricamente e em situações simuladas, mas também promover uma atividade prática de uso da língua alvo no contexto da formação dos estudantes sob a perspectiva de uma também estudante e bolsista de extensão. A partir disso, para atingir esse objetivo, foi feita a seleção de um vídeo na Internet para a produção de um “bloco de anotações”. Este material possibilitou que os alunos interagissem e visualizassem a atividade e ouvissem a língua inglesa dentro daquele contexto para melhor fixação e, consequentemente, adquirissem um novo vocabulário e demais aspectos da estrutura da língua inglesa em uma atividade prática. A atividade que foi realizada em dois momentos, ocorrendo, no primeiro momento, a apresentação do material e sua leitura e compreensão; no segundo momento, foi realizada uma atividade prática referente ao material estudado: os alunos recorreram ao material escrito para a confecção de materiais próprios da área de biblioteconomia. Através dos resultados obtidos, foi possível verificar a dinâmica da tarefa e o quanto é importante a interação com outros meios, neste caso um vídeo tutorial, para o envolvimento e um melhor aprendizado. Conforme dados obtidos entre a professora ministrante do curso e os alunos, foi possível identificar os aspectos positivos da experiência como os termos técnicos utilizados para a confecção do material e a aproximação com práticas do cotidiano do técnico e graduado em Biblioteconomia, bem como, a importância em dar continuidade às atividades desta natureza.

Publicado
2015-11-30