Cine de Quinta: cinema como dispositivo de reflexão e entretenimento para alunos do IFRS – Campus Sertão

  • Jeovan José Schultz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Sônia Gotler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
Palavras-chave: Campo Cultural, Cine De Quinta, Debates

Resumo

O Cine de Quinta é uma das atividades do projeto de extensão Campo Cultural: instauração de espaços para manifestações artísticas e culturais. Esta ação extensionista de caráter sociocultural foi proposta por servidores do IFRS – Campus Sertão e tem por objetivo organizar espaços para que os sujeitos envolvidos (comunidade acadêmica), possam encontrar-se para dialogar sobre a cultura, a qual entendemos tanto como costumes e crenças, quanto como arte, e desenvolver atividades artístico-culturais em suas mais variadas manifestações (cinema, literatura, poesia, artes visuais, teatro, fotografia, etc.). Pretendemos que o Projeto constitua-se em um espaço educativo permanente de socialização e produção da cultura, apropriação de valores e significados do universo cultural contemporâneo e estimulador da capacidade criativa, reflexão crítica, sensibilidade e consciência para a ampliação das possibilidades de participação no mundo. São participantes, entre outros, os estudantes do ensino médio e superior. Portanto, recorremos ao texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio para justificar a relevância do projeto, pois os objetivos do projeto contemplam e estão alinhados com vários requisitos daquele documento, tais como: a construção da qualidade social, produção e socialização da cultura, exercício da cidadania e promoção de relações interpessoais desinteressadas. Os filmes são exibidos no auditório do campus, nas quintas-feiras, semanalmente, às 19:30. O critério de escolha dos filmes é baseado em temas como preconceito racial, sexualidade, drogas e outros, os quais tem a intenção de provocar reflexão nos participantes, e também em estilos tais como: comédia, ficção, aventura, cujo objetivo é o entretenimento. Esta atividade teve início em março de 2014 com o nome Cinedebate. A metodologia de apresentação de filmes foi alterada pelo fato de percebermos que o entretenimento é a principal necessidade da faixa etária que frequenta a atividade, pois são alunos do ensino médio de um campus rural, onde  as opções de diversão são restritas. Este ano, portanto, com o Cine de Quinta, a atividade não tem mais o objetivo de debater os filmes, mas em fruí-los e deixar a critério dos alunos querer ou não dialogar sobre os filmes. A frequência média é de 30 alunos por encontro, sendo que obtemos o número máximo de participantes, 60 alunos, com o filme Transformers 4 – A era da extinção.
Publicado
2015-11-30