A Educação Ambiental como tema na formação complementar e continuada de professores

Autores

  • Jaqueline Gomes Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre
  • Cassiano Pamplona Lisboa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Palavras-chave:

Educação Ambiental Compreensiva, Diversidade, Prática Educativa

Resumo

Os Institutos Federais trazem dentre suas especificidades a visão de uma educação voltada ao combate da desigualdade social e à formação integral dos sujeitos, por meio de práticas educativas que rompam com a hierarquização dos saberes, estabelecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Desse modo, é fundamental que suas ações educativas estejam baseadas nesses eixos, contribuindo para a formação de seus alunos, a fim de promover um diálogo ativo com a comunidade em busca de suas demandas. Reconhecendo a importância dessas ações, realizou-se uma pesquisa com alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFRS, Câmpus Porto Alegre, e se obteve como indicativo que uma das áreas de maior requisito para formação complementar é a Educação Ambiental. Nesse sentido, elaborou-se um projeto de extensão no formato de um curso, fundamentado, entre outros textos, na Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e ressalta a importância dessa área ser abordada em diferentes níveis e modalidades de ensino de forma integrada, constituindo um relevante aspecto formativo para a cidadania; e na resolução nº 02 de 15 de junho de 2012 do Conselho Nacional de Educação, que destaca a importância da integração para que a temática deixe de ser tratada de forma naturalista e distante de seus preceitos sociais, culturais e políticos. Entre os objetivos do curso, destacam-se: proporcionar o conhecimento de aportes teóricos como referentes para uma visão crítica da realidade social e do cotidiano escolar; discutir a produção sócio histórica do “ambiental” em sua relação com ações de movimentos sociais e práticas educativas; estimular problematizações acerca das relações entre escola e ambiente, discutindo o lugar do “ambiental” nas trajetórias e saberes sociais dos educandos; refletir sobre as potencialidades da atuação do educador desde uma abordagem educativo-ambiental compreensiva e dialógica; instituir um espaço de troca de experiência, produção e divulgação de conhecimentos e realizar diagnósticos socioambientais e históricos junto às comunidades escolares representadas pelos cursistas. A metodologia baseia-se no diálogo e troca de experiências entre os participantes e a base do trabalho prevê a construção de instrumentos de pesquisa, definição de estratégias de abordagem, análise crítica e proposição de intervenções educacionais interligadas com as discussões teóricas. Como resultado parcial, apontamos a análise da relevância do curso para os participantes de sua primeira edição, demonstrando que o mesmo cumpriu com seus objetivos. O projeto, nesse ínterim, alinha-se aos pressupostos da formação cidadã, indo ao encontro com o compromisso dos IFs com o “todo” social, por meio do desenvolvimento ambiental da esfera onde os sujeitos estão inseridos. Ao tomar a escola como espaço de encontro, essa proposta visa contribuir à construção de projetos socialmente mais justos e ecologicamente viáveis.

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Publicado

2015-11-13