Ações de inclusão digital na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Manoel da Nóbrega de Getúlio Vargas - RS

Autores

  • Suelen Regina Dall Agnol Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • João Vitor Storti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - CampusSertão
  • Patrícia Nascimento da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Palavras-chave:

Inclusão digital, Interdisciplinaridade, Interatividade

Resumo

Cada vez mais a informática e a internet encontram-se presentes no dia-a-dia dos cidadãos, em especial, dos jovens, e são de fácil acesso, até mesmo em aparelhos celulares, e para que a escola não fique em desvantagem em relação à utilização da tecnologia, esse projeto foi criado para tentar fazer um intermédio entre escola e alunos. O objetivo deste projeto é prestar auxílio aos professores das escolas municipais e estaduais, colocando bolsistas do IFRS - Campus Sertão na escola, para auxiliar os docentes no que diz respeito à utilização da internet como ferramenta de auxílio nas suas metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem, auxiliar os alunos das escolas a encontrarem sites interativos e atraentes que possam proporcionar fixação e revisão de conteúdos, também proporcionar aos alunos bolsistas um convívio e aprendizado, dentro de um ambiente real, onde possam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala e apropriar-se de novos conceitos e ferramentas conforme a necessidade do público alvo, entre outros. O projeto iniciou no ano de 2013, na escola Ernesto Tochetto, do município de Passo Fundo e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Osvaldo Cruz e Carmelina Basegio, localizadas no município de Charrua. Os resultados do projeto do ano de 2013 foram positivos, porém não houve nenhum método de avaliação precisa. Acredita-se que é possível contribuir ainda mais com os professores nas escolas, na medida em que os mesmos forem receptivos para utilizar novas tecnologias associadas às suas próprias metodologias de trabalho. Sendo assim, no ano de 2014, o projeto continua na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Manoel da Nóbrega de Getúlio Vargas, mas com uma metodologia um pouco diferenciada do ano anterior. Através da aplicação de questionários às turmas atendidas pelos bolsistas, no laboratório de informática da escola, pretende-se avaliar o nível de desenvolvimento dos educandos pré e pós-projeto. O passo seguinte será buscar softwares que possam auxiliar os alunos a compreenderem o conteúdo em que há dificuldade de aprendizado, deixá-los utilizar durante um período os aplicativos e, posteriormente, verificar junto aos docentes se houve melhora ou não da fixação dos conteúdos. A escola ao acolher o projeto já demonstra interesse em utilizar novas metodologias para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, os professores e alunos, poderão ter uma experiência prática de que a informática, em especial a utilização da internet, pode ser utilizada não apenas para entretenimento ou busca de informação, mas sim para auxiliar na aprendizagem através da utilização de jogos educativos, raciocínio lógico entre outros. Assim, aliando a informática à educação, espera-se colaborar no desenvolvimento da alfabetização e que esse processo auxilie o docente a desenvolver no educando um senso crítico, que o leve a construir um conhecimento mais amplo nas disciplinas desenvolvidas no currículo escolar e perante a sociedade.

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Publicado

2015-11-13