Revisitando Conteúdos De Matemática Básica

  • Franciele Rüchel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz
  • Dolurdes Voos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz
Palavras-chave: Matemática Básica, Ensino À Distância, Educação

Resumo

A matemática sempre foi um problema para a maioria dos estudantes desde o ensino primário, perseguindo-os geralmente por toda a vida. Pensando nisso e tendo em vista as experiências de sala de aula foi proposto o seguinte projeto que visa a revisão e compreensão mais aprofundada dos tópicos de matemática básica, especialmente os conteúdos das séries finais do ensino fundamental, tanto em relação a compreensão geométrica, quanto a manipulação e as operações com expressões algébricas, que são requisitos essenciais para facilitar posteriores aprendizagens na disciplina de matemática e outras áreas do conhecimento. Semanalmente, pelo ambiente virtual moodle, materiais em forma de apostila com exemplos e questionários dos mais variados conteúdos de Aritmética, Álgebra, Geometria e Estatística são disponibilizados para serem respondidos à distância pelos participantes do projeto com a intenção de lhes propiciar a construção da base necessária de conhecimentos que são pré-requisitos para o prosseguimento nos estudos. Sendo assim, o projeto tem como principal objetivo possibilitar a revisão de conteúdos da matemática básica do Ensino Fundamental, através do ensino à distância, aos alunos do IFRS e de escolas da região, que estejam cursando pelo menos, o nono ano do Ensino Fundamental, ensino médio ou superior, além de analisar possibilidades de aplicação dos conteúdos de matemática básica, facilitar posteriores aprendizagens na disciplina de Matemática e outras áreas do conhecimento, utilizar uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem de conhecimentos matemáticos, fomentar a integração entre o campus Feliz do IFRS e a comunidade externa e divulgar os cursos ofertados pelo campus Feliz do IFRS. Para uma melhor organização, as atividades junto às respostas referentes ao questionário da semana anterior são postadas sempre nas terças-feiras e os inscritos devem responder aos exercícios até a segunda-feira seguinte. Até o momento foram abordados os seguintes assuntos: múltiplos e divisores, frações, potências, potências de base 10, radiciação, porcentagem, razão e proporção, regra de três, monômios e polinômios, produtos notáveis, fatoração e frações algébricas, sendo que as médias das pontuações variam bastante, deixando evidentes os assuntos com maiores índices de dúvidas e dificuldade. Além disso, dos 174 inscritos no projeto apenas 29 nunca participaram, resultado também de um intensivo trabalho que reforçava a participação dos inscritos. Para futuros trabalhos pretendemos continuar disponibilizando conteúdos todas as semanas, além de colocar questões adicionais nos assuntos com menos porcentagem de acertos. Por fim, o curso continua em andamento até o fim do projeto, possibilitando aos participantes uma relação melhor com a matemática, que está sempre presente no nosso cotidiano.

Publicado
2015-11-30