Cine Inclusão

  • Natalia Amarilho Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Marcela Pelisoli da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Tainá dos Santos Guatimosim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Aline Dubal Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Eloise Bocchese Garcez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório
Palavras-chave: Inclusão, Cinema, Aceitação

Resumo

O Projeto de Extensão Cine Inclusão é uma das propostas do Programa Vivenciando Educação Inclusiva 2015, que promove ações que incentivem e facilitem os processos de inclusão educacional e profissionalizante, em prol das pessoas com necessidades educacionais específicas. O Programa está vinculado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE. O Projeto visa proporcionar maior inclusão no âmbito social e educacional através da exibição de filmes e realização de debates que abordem temáticas que envolvam a inclusão educacional e social. As sessões do projeto ocorrem de forma bimestral, com a exibição de filme escolhido previamente para os estudantes e servidores do IFRS – Campus Osório e comunidade externa, seguido de um debate sobre o tema apresentado, com a presença de convidados, havendo assim um desvelar sobre a inclusão e um fortalecimento das noções de cidadania, identidade, respeito e aceitação, oportunizando o desenvolvimento do pensamento crítico. A inclusão promove mudanças na perspectiva socioeducativa, não somente em pessoas com necessidades específicas, mas também nos contextos e cenários sociais e culturais. Considerando que a tecnologia vem se destacando como uma forte aliada no processo de inclusão, filmes, como linguagem do nosso dia a dia, retratam histórias de vida, comunicam-se com o sujeito e desempenham uma função social de apresentar situações reais de forma artística, o que possibilita uma análise crítica e social do mundo que nos cerca. Nas sessões já ocorridas os participantes se envolveram nos debates com êxito, mostrando não só no diálogo, mas também na avaliação escrita, a aceitação da diferença do outro e a compreensão do que se objetivou nas sessões. Após as sessões, observou-se que o filme é um método muito eficiente para abordar o tema da inclusão, pois a apreciação e análise de filmes, onde os participantes ficam frente à realidade das pessoas com necessidades específicas desperta a conscientização, fazendo com que o Cine Inclusão tenha um papel social na formação dos participantes do curso, promovendo um olhar mais igualitário, proporcionando novas perspectivas de ensino, pesquisa e extensão.

Publicado
2015-11-30