A importância da avaliação pedagógica especializada de alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemática: um estudo de caso

Autores

  • Cláudia Terra do Nascimento Paz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Farroupilha, Farroupilha, RS http://orcid.org/0000-0001-8182-9264
  • Débora Zeni Vargas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Farroupilha, Farroupilha, RS http://orcid.org/0000-0002-6789-5449

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2018v4i2id3151

Palavras-chave:

Dificuldade de Aprendizagem em Matemática, Ansiedade Matemática, Discalculia Secundária, Educação Inclusiva

Resumo

Muito se discute sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem, mas só recentemente surgiram estudos voltados às disfunções da numerosidade (SANTOS, 2017). Tratar de dificuldades de aprendizagem da Matemática é tema complexo, com pesquisas ainda em fase inicial. Por isso, tratar desse tema é fundamental para compreendermos melhor tal fenômeno e, assim, oportunizarmos melhores condições de aprendizagem aos alunos. Este estudo tem por objetivo avaliar pedagogicamente, por meio da metodologia do estudo de caso, as condições de aprendizagem de um estudante do ensino médio com dificuldades específicas de aprendizagem em Matemática, em uma instituição pública de educação. O estudante foi encaminhado institucionalmente para atendimento em um projeto de ensino de apoio pedagógico. A avaliação foi realizada em dez sessões de atendimento individual, uma vez por semana, com duração de uma hora, no turno inverso das aulas regulares. Foram realizadas anamnese e análise do histórico escolar em relação à Matemática. Ainda, foram aplicados sete instrumentos avaliativos, relacionados a habilidades cognitivas à aprendizagem da Matemática, ansiedade matemática e discalculia. Como resultados, encontrou-se um quadro muito próximo da ansiedade matemática, bem como obstáculos ao raciocínio matemático devido a dificuldades acentuadas nas funções cognitivas relacionadas à aprendizagem matemática, as quais se refletem em entraves na aplicação de procedimentos matemáticos, levando-o a graves dificuldades para resolver, em especial, problemas matemáticos. Diante dos resultados, percebe-se a importância de um trabalho colaborativo entre o professor do atendimento de apoio pedagógico e o professor da sala de aula regular, em prol de uma educação verdadeiramente inclusiva ao aluno.

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Biografia do Autor

Cláudia Terra do Nascimento Paz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Farroupilha, Farroupilha, RS

Possui graduação em Pedagogia (1997), Mestrado em Desenvolvimento Humano (2003), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2005), Especialização em Educação Especial (2007) e Doutorado em Educação pela UFRGS, na linha de Psicopedagogia e Processos de Ensino e Aprendizagem (2016) . Atualmente é docente efetiva do IFRS, Campus Farroupilha, tendo experiência na área da Educação, com ênfase em Psicopedagogia, Educação Especial e Processos de Ensino e Aprendizagem.

Débora Zeni Vargas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Farroupilha, Farroupilha, RS

Acadêmica do Curso de Formação de Professores do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

PAZ, C. T. do N.; VARGAS, D. Z. A importância da avaliação pedagógica especializada de alunos com dificuldades de aprendizagem em Matemática: um estudo de caso. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 4, n. 2, p. 54–66, 2018. DOI: 10.35819/remat2018v4i2id3151. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3151. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática