Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente

Autores

  • Aline Silva de Bona Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Ricardo Silva Ribeiro Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Bruna Oliveira da Silva Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Carla Daniela Guasselli da Silva Engel Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Cassiana Mallet Cerqueira Garcia Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Cristiano Rosa dos Santos Junior Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Jéssica Lopes Monteiro Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Leonardo Geziel de Matos Dada Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Mariana Nunes Barato Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Monalisa da Silva Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Raira Rossner da Silva Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Tais Regina Pires Vasconcellos Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Tamires Bon Viera Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Tatiele Brusch Grassi Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS
  • Winicius Ayres Rossi Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1535

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Matemática, Atividades Diferenciadas, Prática de Sala de Aula

Resumo

O trabalho é uma reflexão das primeiras ações – didáticas e metodológicas – como professores de Matemática na Escola Básica, viabilizadas pelo projeto de extensão denominado “Iniciação à Docência”, do IFRS, Campus Osório. Tal trabalho tem como objetivo compartilhar vivências, experiências e inquietações que ocorreram desde a construção das atividades para determinados conteúdos, bem como a forma de trabalhar com os estudantes na Escola Básica, além das muitas incertezas advindas do processo de planejamento e da execução do trabalho docente. A metodologia adotada consistiu em um estudo de caso, que analisou a ação de treze docentes iniciantes em suas primeiras atividades como professores na Escola Básica, mais especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em cinco escolas públicas do Litoral Norte do RS, na modalidade de oficinas. A teoria adotada foi a de Piaget, quanto ao processo de aprendizagem construtivista; a de Freire, quanto à necessidade do diálogo permanente em sala de aula entre professor e estudantes; e, por fim, a de autores de Educação Matemática, como Fiorentini, Pais e outros, que abordam reflexões quanto ao uso de diferentes meios e formas para se trabalhar na Escola Básica. Os principais resultados foram: a mobilização dos licenciandos ao planejarem e executarem as atividades, e a mesma dos estudantes das escolas ao explorarem as atividades em sala de aula; e a reflexão dos discentes em licenciatura, que precisam estudar e aprender muito, tanto Matemática quanto Educação Matemática, a fim de que se tornem professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Silva de Bona, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Professora de Matemática - UFRGS

Mestre Ensino de Matemática - UFRGS

Doutora em Informática na Educação - UFRGS

Pos-Doutora em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento - USP

Ricardo Silva Ribeiro, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Professor de Matemática - UFRGS

Mestre Ensino de Matemática - UFRGS

Bruna Oliveira da Silva, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Carla Daniela Guasselli da Silva Engel, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Cassiana Mallet Cerqueira Garcia, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Cristiano Rosa dos Santos Junior, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Jéssica Lopes Monteiro, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Leonardo Geziel de Matos Dada, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Mariana Nunes Barato, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Monalisa da Silva, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Raira Rossner da Silva, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Tais Regina Pires Vasconcellos, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Tamires Bon Viera, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Tatiele Brusch Grassi, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Winicius Ayres Rossi, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, Osório, RS

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Referências

BONA, Aline Silva de. Ações de Investigação na aula de Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. SBEM, 2013. p. 1-15.

BONA, Aline Silva de. Espaço de aprendizagem digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BONA, Aline Silva de; SOUZA, Maria Tereza Coelho. Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget. Revista de Psicologia da USP, v. 6, n. 2, p. 240-248, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental e Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 4 v., 1998.

CAMARGO, Gabriel Dummer; BAMPI, Lisete. A maratona dos poliedros: o professor cansado e a diferença do igual. In: MOELLWALD, Francisco E.; BAMPI, Lisete. Iniciação à docência em Matemática: experiências e outros escritos. São Leopoldo: Oikos, 2011. p. 19-34.

D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar Matemática hoje? Temas e Debates. SBEM, Brasília, ano II, n. 2, p. 15-19, 1989.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria a práxis. Campinas: Papirus,1996.

FIORENTINI, Dário; LORENZATO, Sérgio. Investigação de ensino de Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 1994.

______. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Coleção Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

MORIN, Edgar. Complexidade e Transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do Ensino Fundamental. Natal: EDUFRN, 1999.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática. São Paulo: Autêntica, 2007.

PIAGET, Jean. Abstração Reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artmed, 1977.

______. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

PONTE, João Pedro; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

BONA, A. S. de; RIBEIRO, R. S.; SILVA, B. O. da; ENGEL, C. D. G. da S.; GARCIA, C. M. C.; SANTOS JUNIOR, C. R. dos; MONTEIRO, J. L.; DADA, L. G. de M.; BARATO, M. N.; SILVA, M. da; SILVA, R. R. da; VASCONCELLOS, T. R. P.; VIERA, T. B.; GRASSI, T. B.; ROSSI, W. A. Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 2, p. 138–153, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1535. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1535. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática nos Institutos Federais