A utilização de Resolução de Problemas como estratégia pedagógica no ensino da Matemática no Ensino Básico

Autores

  • Fernando de Candido Pereira Centro Universitário Unifacvest (UNIFACVEST), Lages, SC
  • Martiele da Cruz Corrêa Centro Universitário Unifacvest (UNIFACVEST), Lages, SC
  • Diane da Silva Zardo Centro Universitário Unifacvest (UNIFACVEST), Lages, SC

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1286

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Didática, Raciocínio

Resumo

Problemas matemáticos estão inseridos no cotidiano de todos nós. Eles apresentam grande importância por contribuir na formação da autonomia dos alunos, na construção do raciocínio e interpretação. Na escola, a resolução dos problemas matemáticos têm, além de outras funções, a de despertar a curiosidade dos alunos. Os momentos destinados à resolução deles exigem reflexão, planejamento e definição dos objetivos. Acontece que, muitas vezes, o que os professores tratam como problema, na verdade, é apenas um exercício. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade do aluno na utilização da Resolução de Problemas como proposta didática ou metodológica no Ensino Básico, na medida em que pode trazer melhorias no rendimento escolar, assim como na concepção dos professores em relação a este método. Por meio de atividades de resolução de problemas, foi possível constatar que após intervenção, os alunos desenvolveram maior afeição por este tipo de atividade, o que resultou em um aumento no empenho para encontrar as soluções das situações propostas. Constatou-se que o método da resolução de problemas como proposta didática, quando realizado de maneira correta, promove notável compreensão por parte dos alunos, o que influencia no seu melhor rendimento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Candido Pereira, Centro Universitário Unifacvest (UNIFACVEST), Lages, SC

Possui formação de Master Black Belt em Metodologia Lean Six Sigma pela M.I. Domenech (2015), Mestrado em Ciências Naturais e Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário UNIFACVEST (2010). Atualmente atua como Master Black Belt na coordenação e consultorias de projetos Lean Six Sigma na Kimberly-Clark Brasil e é professor universitário de matemática e estatística do Centro Universitário UNIFACVEST. Tem experiência em implementação, aplicação e coordenação de projetos de melhoria em industrias, desde 2009, utilizando a Metodologia Lean Six Sigma. Na área de ensino e aplicação de Matemática e Estatística, atua principalmente nos seguintes temas: Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica, Didática da Matemática e Estatística Descritiva e Inferencial. Na área de Física, possui experiência, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Clássica, Física Moderna Conceitual e Ciências Naturais.

Martiele da Cruz Corrêa, Centro Universitário Unifacvest (UNIFACVEST), Lages, SC

Graduada em Matemática.

Diane da Silva Zardo, Centro Universitário Unifacvest (UNIFACVEST), Lages, SC

Atualmente Cursando Doutorado em Ciências da Linguagem na UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina - Possui Mestrado em Psicopedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Pós-graduação em Deficiência Mental pela FAFIG/PR, Graduação em Pedagogia Especial Para Deficientes Mentais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Sala de Recursos da Escola Estadual Bernardina Rodrigues Padilha nos turnos manhã e tarde. Também atua no Ensino Superior em cursos de Licenciatura e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial - Deficiência Intelectual, Auditiva, Física, Visual e Múltipla. Transtorno Global do Desenvolvimento, Dificuldades de Aprendizagem e Altas Habilidades.

Referências

BARRETO, M. C; BARRETO, M. A. S. A prevenção dos problemas de aprendizagem e as capacidades e competências mínimas para a participação produtiva no século XXI. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 22, n. 68, p. 154-161, 2005.

CHARNAY, R. Aprendendo (com) a resolução de problemas. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (Orgs.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 36-47, 1996.

ECHEVERRIA, M. D. P. P; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: nov. 2015.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação ARAÚJO, H. L. de. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

SMOLE, K. S. A resolução de problemas e o pensamento matemático. 2008. Disponível em: http://www.edicoessm.com.br/sm_resources_center/somos_mestres/formacao-reflexao/a-resolucao-de-problemas-pensamento-matematico.pdf. Acesso em: abr. 2015.

TAXA, F. O. S; FINI, L. D. T. Estudo sobre a solução de problemas aritméticos de multiplicação do tipo isomorfismo de medidas. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Psicologia da Educação Matemática. Florianópolis: Insular, p. 167-200, 2001.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

PEREIRA, F. de C.; CORRÊA, M. da C.; ZARDO, D. da S. A utilização de Resolução de Problemas como estratégia pedagógica no ensino da Matemática no Ensino Básico. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 1, p. 6–17, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1286. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1286. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática