Construindo poliedros e prismas com o apoio de softwares matemáticos

Autores

  • Naira Girotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1261

Palavras-chave:

Geometria, Material Concreto, Tecnologia

Resumo

Este artigo desenvolve uma proposta didática com alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Monte Alegre dos Campos-RS, tratando da aprendizagem do conceito de poliedros e prismas. Oportunizou-se ao aluno a construção tridimensional dos poliedros utilizando materiais concretos aliados a softwares matemáticos. Foram escolhidos os softwares de geometria denominados Poly (software desenvolvido pela Pedagoguery Software. Possui uma grande coleção de sólidos, platônicos e arquimedianos entre outros) e o software Uma Pletora de Poliedros (Bortolossi, 2008). Os resultados obtidos durante o processo de construção dos sólidos e os resultados diante de questionamentos indicam que houve contribuições aos alunos na compreensão da estrutura dos poliedros e nas características dos prismas.

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Biografia do Autor

Naira Girotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Sou professora na EEEF Olegário Mariano do município de Porto Alegre – RS. Possuo graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) em 2007 e Especialização em professores de matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 2009. Atualmente curso o mestrado profissionalizante em Ensino de Matemática (UFRGS).

 

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Publicado

2016-01-05

Como Citar

GIROTTO, N. Construindo poliedros e prismas com o apoio de softwares matemáticos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 143–149, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1261. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1261. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência