Saberes e práticas mediados pela Modelagem Matemática no campo: percepções no contexto da pesca

Autores

  • Lília Cristina dos Santos Diniz Alves Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA
  • Lucas Ferreira Rodrigues Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1245

Palavras-chave:

Pesca, Classe Multisseriada, Modelagem Matemática

Resumo

A presente pesquisa descreve um período de vivências em uma classe multisseriada localizada na Vila do Pesqueiro, município de Soure - arquipélago da Ilha do Marajó, no estado do Pará. A escola da região, então projetada para atender os filhos dos pescadores da região, por possuir forte característica típica foi adotada como lócus da pesquisa experimentando uma prática pedagógica diferenciada, enfatizando a educação do campo e ambiental atrelados à experimentação dos processos de resolução de problemas por meio da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem nas atividades percebidas e desenvolvidas na arte da pesca, que é a principal prática dos nativos ribeirinhos desta região. Nesse local, a vida na pesca é persistente e iniciada em qualquer tempo, sem referência ou limite de idade e conduz de forma certeira o pai pescador a apontar dentre seus filhos o qual lhe sirva de gajeiro, denominado pelos amantes da pesca como um nobre ajudante do pescador, sedento por aprender e manipular esta arte, que o conduz a carregar no cesto, entrelaçado a muitos anzóis e outros apetrechos, um fazer empírico que não se acha em banco de escola e muito menos em enciclopédia de estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lília Cristina dos Santos Diniz Alves, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade do Estado do Pará (2010-2013). Bolsista de extensão da UEPA -Centro de Ciências e Planetário do Pará (2011-2012)- atuou realizando ações pedagógicas com materiais concretos para o ensino de Matemática em especial a geometria e Bolsista do Projeto ( Diagnóstico de Cognição e Educação Matemática-2012 à 2013).  Em 2015  foi aluna especial do Programa de Pós-Graduação da UEPA -Mestrado Acadêmico em Educação-Linha Formação de Professores, cursou a disciplina (Raízes Históricas da Matemática Elementar). Cursou Pós-Graduação em Docência do ensino Superior- Faculdade Evangélica do Meio Norte-FAEME (2014-2015) .Atuou como assessora técnica de Coordenação Pedagógica/Educacional - FOCUS/FAEME ( SETEMBRO DE 2013-MARÇO DE 2015).Atua até o presente momento como professora titular de matemática das disciplinas: Fundamentos da Didática, Matemática e Estatística Aplicada à Educação e Fundamentos da Práticas Educativas em Matemática na Faculdade Evangélica do Meio Norte-FAEME ( 2014-2015).Atualmente possui vínculo como professora do programa PARFOR da UFRA com início em Julho de 2015, ministrando aula no período intervalar e está cursando Pós-Graduação em Educação Matemática na UEPA-Universidade Estadual do Pará. Vínculo Funcional com a UEPA-Universidade do Estado do Pará-Professor Horista. Integrante do Grupo de Pesquisa-GEMM- Grupo de Estudos em Modelagem Matemática na Universidade Federal do Pará.

Lucas Ferreira Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém, PA

PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR, ATUA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Referências

BARBOSA, J. C. Mathematical modelling in classroom: a critical and discursive perspective. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, v. 38, n. 3, p. 293-301, 2006.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2004.

BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 7-32, jul. 2009. Disponível em: http://www6.ufrgs.br/espmat/disciplinas/funcoes_modelagem/modulo_VI/pdf/30%20anos%20de%20modelagem.pdf. Acesso em: 05 jan. 2013.

BIEMBENGUT, Maria Sallet; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2005.

SOISTAK, A. V. F.; BURAK, D. Modelagem Matemática: uma alternativa de ensino aprendizagem da Matemática. IV Conferência Nacional de Modelagem em Educação Matemática. Anais. Feira de Santana: UEFS, 2005.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

ALVES, L. C. dos S. D.; RODRIGUES, L. F. Saberes e práticas mediados pela Modelagem Matemática no campo: percepções no contexto da pesca. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 63–72, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1245. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1245. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Comunicações Científicas