A compreensão da multiplicação como adição de parcelas iguais por meio de jogo em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4634Palavras-chave:
Multiplicação de Números Naturais, Ensino-Aprendizagem, Educação MatemáticaResumo
O objetivo principal deste artigo é discutir, com base em uma atividade, como a prática de jogos no ensino pode enriquecer a compreensão e a aprendizagem da multiplicação de números naturais em turmas de 5º ano do Ensino Fundamental. Buscamos também analisar como as interações de maneira colaborativa nessa ação podem favorecer a aprendizagem dos estudantes. A prática com um jogo foi realizada por meio de uma sequência didática, na proposta da pesquisa-ensino, na qual a pesquisadora investiga a própria prática. Realizou-se um diálogo com os estudantes antes da execução das atividades e, posteriormente, foram explicadas as regras do jogo e desenvolvida a sequência. A reflexão das ações e resultados mostra a existência de compartilhamento de conhecimentos e experiências, o que favoreceu aprendizados de maneira significativa. O uso do jogo evidenciou que a interação propiciada em seu desenvolvimento, leva a uma melhor compreensão da multiplicação como a soma de partes iguais, bem como o entendimento de que a comutatividade estaria vinculada a uma mudança na situação apresentada.
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