Os momentos da teoria das situações didáticas no ensino de matemática

Autores

  • Francisco Wagner Soares Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, CE http://orcid.org/0000-0001-9296-8200

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2018v4i2id2949

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Metodologias de Ensino, Teoria das Situações Didáticas

Resumo

O presente artigo se desenvolveu sob a perspectiva de que a Teoria das Situações Didáticas pode favorecer o trabalho do professor no sentido de propor, acompanhar e caracterizar os momentos de uma atividade em sala. Estabelecemos como objetivo para a pesquisa compreender a utilização da teoria das situações didáticas no ensino de matemática. Para tanto, fizemos uso dos pressupostos de uma pesquisa bibliográfica. Assim, verificamos que compõem a Teoria da Situações Didáticas os momentos dialéticos de devolução, ação, formulação, validação e institucionalização. Sobre o momento de devolução, notamos que mesmo não estando presente na redação das situações de ensino de um determinado estudo, deve ter sido pensado e executado inicialmente pelo professor, pois é ele que, de certa forma, assegura o empenho dos alunos para o desenvolvimento da atividade. Sobre o momento de ação, entendemos que nele os alunos precisam ser possibilitados compreender o problema, visto que devem fazer escolhas e tomar decisões por ações sobre o milieu. Quanto ao de formulação, notamos que ele está associado à troca de informações entre alunos no sentido de elaborar uma comunicação linguística para apresentar seus julgamentos. Por sua vez, quanto ao de validação entendemos que funciona como uma espécie de debate, em que os alunos buscam expor e defender o modelo/solução por eles elaborado para a situação proposta. Por fim, do momento de institucionalização entendemos que o professor tem que assumir o andamento da situação, no sentido de checar o que os alunos compreenderam para buscar institucionalizar os conceitos propostos na atividade.

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Biografia do Autor

Francisco Wagner Soares Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, CE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE), especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018), graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Possui experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

OLIVEIRA, F. W. S. Os momentos da teoria das situações didáticas no ensino de matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 4, n. 2, p. 10–20, 2018. DOI: 10.35819/remat2018v4i2id2949. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2949. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática