O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas

Autores

  • Leidi Simonini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, RS
  • Cristina Bohn Citolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3226

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas bem sucedidas, Ensino e aprendizagem de Matemática, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. Por meio da análise, procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem sucedida e qual o significado desse termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve essas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno. Já os alunos entrevistados consideram a professora como uma boa profissional, que se mostra realmente preocupada com a aprendizagem dos estudantes, sendo acessível e comunicativa, estabelecendo uma relação de dialogicidade com a turma, sem deixar de ser bastante exigente no desenvolvimento das atividades. Ainda, demonstra ter muito conhecimento na área, inspirando confiança no seu trabalho. Observa-se também que os alunos valorizam a oportunidade de cursar o Ensino Médio em uma Instituição Federal, gratuita e, segundo os próprios, de boa qualidade.

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Biografia do Autor

Leidi Simonini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, RS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2015) e especialização em Especialização em Ensino de Matemática para Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2018). Atualmente é Professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Professora da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves. Tem experiência na área de Matemática.

Cristina Bohn Citolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, RS

Possui graduação em Letras/ Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. É mestre e doutora em Educação pela mesma universidade. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literatura como revisora de textos e professora no ensino Fundamental, Médio, Técnico, Superior e na Pós-graduação. Atua na formação docente inicial nos cursos de Letras, Pedagogia, Física e Matemática. Foi docente dos primeiros cursos binacionais Uruguai/ Brasil, no IFSul - Campus Avançado Sant'Ana do Livramento. Atualmente, é professora no IFRS - Campus Bento Gonçalves. Coordenou projeto do Programa de Licenciaturas internacionais em convênio com a Universidade de Aveiro, Portugal. É professora pesquisadora do PARFOR. Atua em temas como: Formação de Professores, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino Superior e Internacionalização da Educação.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

SIMONINI, L.; CITOLIN, C. B. O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 5, n. 1, p. 58–72, 2019. DOI: 10.35819/remat2019v5i1id3226. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3226. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática