Álbuns de figurinhas: uma abordagem via Cadeias de Markov

Autores

  • Leandro Batista Morgado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Matemática, Florianópolis, SC
  • Leonardo Silveira Borges Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Matemática, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3126

Palavras-chave:

Cadeias de Markov, Distribuição Geométrica, Simulação Computacional

Resumo

Neste artigo, abordamos o problema do colecionador de um álbum de figurinhas, modelando o problema via cadeias de Markov. Usando resultados de teoria de probabilidade, em especial da distribuição geométrica, estimamos um número de figurinhas a ser compradas para garantir chances razoáveis de completar o álbum, usando como exemplo padrão o álbum oficial da copa do mundo de futebol de 2018. Em seguida, usando simulação computacional, modelamos as sessões de trocas de figurinhas repetidas entre vários colecionadores, verificando que essas trocas reduzem de forma substancial o número de compras necessárias para que o colecionador consiga completar o álbum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Batista Morgado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Matemática, Florianópolis, SC

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Direito e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Leonardo Silveira Borges, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Matemática, Florianópolis, SC

Possui doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2013), mestrado em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e graduação em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada.

Referências

FELLER, W. An Introduction to Probability Theory and its Applications. v. 1. New York, 1993.

JAMES, B. Probabilidade: um curso em nível intermediário. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Apicada, 2010.

LIMA, E. Curso de Análise. v. 1. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, 2012.

MEYER, P. Probabilidade: aplicações a estatística. São Paulo: LTC, 1983.

PERES, Y. Markov Chains and Mixing Times. American Mathematical Society, 2008.

RAMOS, Y. T. A. C. Aplicações de cadeias de Markov no ensino médio. 2017. 53 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Campinas, 2017.

ROSS, S. A First Course in Probability. 8. ed. Bookman, 2010.par

SILVA, R. S., BARONE, D. A. C. e BASSO, M. V. A. Cadeias de Markov e Geogebra: modelagem matemática e possibilidades para a construção de conceitos através do uso de objetos virtuais. In: V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVIII Jornada Regional de Educação Matemática, 2014, Passo Fundo. Anais da V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVIII Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2014. v. 1. p. 1-12.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

MORGADO, L. B.; BORGES, L. S. Álbuns de figurinhas: uma abordagem via Cadeias de Markov. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 5, n. 1, p. 101–113, 2019. DOI: 10.35819/remat2019v5i1id3126. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3126. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Matemática Pura e/ou Aplicada