A Matemática e o lúdico: ensinando frações através de jogos
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1292Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Frações, JogosResumo
O presente artigo resultou de uma pesquisa com alunos do sexto ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, em Camaquã, RS. O objetivo foi pesquisar as contribuições que os jogos podem trazer para melhoria na aprendizagem do conteúdo de frações e na relação destes com números decimais e porcentagens. Foram desenvolvidas ao longo da pesquisa seis etapas: aplicação de um questionário; pesquisas; ensino de frações por jogos já existentes; construção de jogos pela educadora; construção de jogos pelos alunos e avaliações. Para o conjunto de dados analisados fez-se o uso dos seguintes instrumentos: questionários, diário de campo, avaliações e pareceres. Constatou-se que as aulas se tornaram mais dinâmicas e prazerosas, promovendo uma maior interação entre os alunos, fatores estes que contribuíram para uma melhora na aprendizagem do conteúdo frações.
Downloads
Referências
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
DRUCK, Suely; HELLMEISTER, Ana Catarina P.(Orgs.). Explorando o ensino da Matemática: artigos. v.1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PAIS, Luis Carlos. Ensinar e aprender Matemática. 1. ed. São Paulo: Autêntica, 2006.
ROMANATTO, Mauro Carlos; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática na formação de professores dos anos iniciais: um olhar para além da Aritmética. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? Como avaliar?: critérios e instrumentos. Petrópolis: Vozes, 1995.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática do 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática do 6º ao 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de acesso aberto: A REMAT é uma revista de acesso aberto, o que implica que todo o seu conteúdo está acessível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os leitores têm permissão para visualizar, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, bem como usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem a necessidade de solicitar autorização prévia da revista ou dos autores. Essa declaração alinha-se com a definição de acesso aberto estabelecida pela Budapest Open Access Initiative (BOAI).