Foco e Escopo

A REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (e-ISSN 2447-2689) é um periódico científico de acesso livre, com publicação semestral, que visa publicizar produções originais de pesquisadores em três seções: Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos, Ensino de Matemática e Matemática Pura e/ou Aplicada. A REMAT possui como missão compartilhar práticas educativas e resultados de pesquisas que se relacionem com a Matemática.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos são inicialmente avaliados quanto à formatação, conforme Diretrizes para Autores. Caso não estejam adequados, a submissão é arquivada e uma lista de pendências é enviada para os autores, sugerindo nova submissão.

Os artigos sem problemas de formatação são encaminhados para triagem do Editor-chefe, verificando a adequação ao foco e ao escopo da REMAT.

O Editor-chefe designa as submissões aos Editores de Seção, de acordo com as áreas de atuação, para supervisão da avaliação por pares.

Os artigos submetidos à REMAT são avaliados por dois avaliadores ad hoc, designados de acordo com sua área de interesse, provenientes de instituição diferente daquela dos autores, em um processo duplamente cego, no qual os trabalhos são analisados em relação aos seguintes aspectos:

  1. Relevância e originalidade.
  2. Clareza e pertinência dos objetivos.
  3. Adequação do título ao conteúdo.
  4. Estrutura coerente.
  5. Clareza na metodologia.
  6. Apresentação de resultados e discussão dos mesmos.
  7. Citações e referências adequadas ao conteúdo.

Os avaliadores ad hoc preenchem um formulário de parecer direcionado aos Editores de Seção aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias.

No caso de solicitação de alterações no artigo, este é reencaminhado aos autores para que efetuem as correções solicitadas no prazo de quinze (15) dias corridos, quando devem reapresentar o artigo com as alterações.

Em caso de não reapresentação do artigo no prazo determinado o mesmo é arquivado.

O processo de avaliação por pares preserva a identidade dos autores e suas afiliações, bem como dos avaliadores ad hoc. A escolha dos avaliadores ad hoc é realizada de acordo com análise de currículo e áreas de interesse do avaliador.

Para o parecer final, os Editores de Seção podem consultar ainda os membros do Conselho Editorial Consultivo da REMAT, que tem por finalidade garantir a qualidade e o rigor científico do que é publicado.

A decisão editorial é então comunicada aos autores.

Em caso de identificação de plágio no artigo, em qualquer etapa do processo, a submissão é rejeitada e arquivada e os autores informados na sequência. Plágio é considerado crime de violação de direito autoral previsto no Código Penal brasileiro e na Lei Nº 9.610.

Tipos de citação, conforme ABNT NBR 10520 (2002):

  1. Citação direta: Transcrição de parte da obra do autor consultado.
  2. Citação indireta: Texto baseado na obra do autor consultado.
  3. Citação de citação: Citação, direta ou indireta, de um texto em que não se teve acesso ao original.

No caso da utilização de ideias próprias já publicadas, que sejam de extrema importância no artigo submetido, a Comissão Editorial da REMAT permite até três (3) autocitações.

A REMAT publica somente artigos inéditos e que não estejam sob avaliação em nenhum outro periódico científico. Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea a outro periódico o artigo é desconsiderado pelos editores.

Após a aprovação, o artigo é revisado ortográfica e gramaticalmente pelos Editores de Texto. A revisão ortográfica e gramatical dos resumos e palavras-chave em língua inglesa e espanhola é realizada por revisores especializados. As alterações realizadas são encaminhadas para aprovação formal pelos autores, antes do artigo ser encaminhado para a Edição de Layout. Os autores têm o prazo de 24 horas para aprovar a Edição de Texto e 24 horas para aprovar a Edição de Layout. Caso não haja retorno dos autores, o artigo é automaticamente encaminhado para publicação. Não são admitidos acréscimos ou modificações após a aprovação final.

O tempo para a conclusão de uma avaliação, considerando a data de submissão e a data de aceite, não excede 6 meses.

Periodicidade

Cada edição é publicada coletivamente, quando o sumário encontra-se pronto. A REMAT trabalha com periodicidade de publicação semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A REMAT teve início em 2015, com um grupo de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, do Campus Caxias do Sul, RS, com o papel de publicizar produções originais com enfoque no Ensino de Matemática, Matemática Aplicada e/ou Matemática Pura, bem como divulgar pesquisas que versassem sobre o uso de tecnologias digitais e suas contribuições para estes campos do conhecimento.

Foram publicadas duas edições em 2015. A primeira totalmente vinculada à Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Caxias do Sul, e a segunda com artigos provindos de diferentes instituições de ensino.

Em 2016, a REMAT passou a apresentar uma seção especial dedicada à Matemática aplicada nos Institutos Federais, tanto a nível de pesquisa científica quanto a nível de práticas de ensino desenvolvidas nos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. No mesmo ano, foi indexada junto ao Google Acadêmico e ao Diadorim.

A partir do final de 2016, a Equipe Editorial foi reestruturada e ampliada, com a finalidade de promover uma melhor qualificação do periódico. Além disso, as seções foram reestruturadas, passando a ser: Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos, Ensino de Matemática e Matemática Pura e/ou Aplicada.

Em 2017 o periódico recebeu apoio financeiro por meio de Edital de Apoio a Periódicos Científicos do IFRS (PROPPI), o que veio a contribuir com o desenvolvimento de recursos humanos na área de editoração científica, e também com material de divulgação do periódico.

Em 2019 o periódico recebeu apoio financeiro por meio de Edital de Apoio a Periódicos Científicos do IFRS (PROPPI) para o desenvolvimento de recursos humanos e técnicos na área de editoração científica.

Sua missão é compartilhar práticas educativas e resultados de pesquisas que se relacionem com a Matemática.