Entendendo o Conteúdo, Superando as Dificuldades

  • Gabriela Fusinatto de Oliveira
  • João Cândido Moraes Neves
Palavras-chave: Dificuldades, Opinião, Questionário

Resumo

O projeto Entendendo o Conteúdo, Superando as Dificuldades tem resultados referentes a uma pesquisa quantitativa, aplicada nos alunos de 1º ano do IFRS Campus Caxias do Sul referente às dificuldades que os mesmos têm quanto ao entendimento da matéria de matemática. O objetivo é descobrir as principais dificuldades dos alunos, e ouvir a opinião deles sobre como o professor pode ajuda-los a superar estas dificuldades para que, alunos e professores, entrem em um consenso de ideias, afim de que possam criar uma aula mais produtiva para ambos os lados. Primeiramente o projeto foi idealizado através de aulas de reforço de matemática, nas quais os alunos com dificuldades contariam com um monitor para explicar as principais dúvidas referentes ao primeiro trimestre da matéria. Enviado o convite não houve interessados para participar do projeto. Desta forma, optou-se pela aplicação de um questionário referente às principais dificuldades dos alunos e as causas destas dúvidas.O método utilizado foi o método quantitativo, ou seja, que exige um número maior de entrevistados para garantir maior precisão nos resultados, que serão projetados para a população representada. Foi feita a aplicação de um questionário para os alunos de 1º ano do IFRS Campus Caxias, abordando as principais dificuldades destes e as suas sugestões para melhorar a qualidade do ensino nas aulas de matemática desta instituição. Foram obtidas 47 respostas ao questionário, dentre as quais a principal dificuldade detectada foi o estudo das funções. Segundo a maioria dos alunos, não houve tempo de dedicação suficiente aos estudos e para que pudessem entender melhor este conteúdo seria bom que o professor explicasse novamente a matéria.Conclui-se que com a aplicação do questionário, os professores podem visualizar as principais dificuldades de seus alunos, e assim focar em suas principais dúvidas, para que alunos e professores tenham um melhor aproveitamento.
Publicado
2018-05-18
Edição
Seção
Ciências Sociais Aplicadas - Ensino Médio -Técnico