Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.

Autores

  • Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira IFSP
  • Rafael Stoppa Instituto Federal de São Paulo campus São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4597

Resumo

O presente relato narra as atividades e as reflexões fomentadas pelo projeto “Literatura: Narrativas Distópicas e um olhar para o presente”, desenvolvido para atender a chamada do Edital 04 de CBT - Seleção de Projetos de Extensão 2018 do departamento de extensão do Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Cubatão. O projeto debruçou-se na leitura de três obras literárias: A Revolução dos Bichos (ORWELL, 1984 [1945]), Fahrenheit 451 (BRADBURY, 1993 [1953]) e Minority Report (DICK, 2012 [1956]), para debater a atualidade dos temas propostos pelos autores e desenvolver no Campus uma cultura baseada no ideário dos clubes de leitura, que, além de promover o hábito de ler, também contribui para formação de vínculos de comunidade. No presente relato, ainda serão discutidos aspectos que englobam o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), destacando os efeitos positivos (MODESTO, 2016) e negativos (ZUBOFF, 2019) do uso de redes sociais para fins acadêmicos, e conceitos fundamentais para estudos literários propostos por Candido (1972) e Tinoco (2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Stoppa, Instituto Federal de São Paulo campus São Paulo

Docente da área de Português do Instituto Federal de São Paulo. Mestre em Linguística junto ao Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Lingüística Geral da Universidade de São Paulo, com ênfase em estudos variacionistas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português pela USP. Na iniciativa privada, trabalhou como professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura em colégios e cursinhos preparatórios para vestibular. Atualmente, na Rede Federal, ministra aulas em licenciaturas, ensino médio e EJA; atua em projetos de extensão, orientação de IC e integra os grupos de pesquisa ELIN e ELIT, ambos do IFSP.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Como Citar

Sobral Caetano da Silva Ferreira, A. E., & Stoppa Rocha, R. . (2020). Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade . LínguaTec, 5(2), 282–295. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4597

Edição

Seção

Relatos de experiência