Era multimodal e tecnológica: que recursos utilizar no ensino de línguas estrangeiras/adicionais?

Autores

  • Carolina Favaretto Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Cláudia Cristina Ferreira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4539

Resumo

O desenvolvimento tecnológico tem promovido mudanças significativas na sociedade, tornando cada vez mais recorrente a utilização de diversos recursos e mídias digitais para o desenvolvimento da comunicação. Consequentemente, o ensino de línguas estrangeiras/adicionais tem se beneficiado dessas transformações, oportunizando reflexão de experiências favoráveis ao ensino, para alcançar maior efetividade e melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Nesse viés, este estudo tem por objetivo dialogar sobre conceitos e sugerir ações pedagógicas envolvendo tecnologia e multimodalidade no ensino de língua como prática social (ZAVALA, 2018). Para isso, são apresentados conceitos de letramento digital (LOPES, 2012; XAVIER, 2011), bem como de multimodalidade (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2009), linguagem para a formação cultural e humana, bem como sobre a aplicação de recursos tecnológicos (LEFFA, 2016; MORAN, 2015) em atividades de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais. Concluímos, com este estudo, que o letramento digital e a pedagogia dos multiletramentos permitem aos professores realizarem práticas pedagógicas diferenciadas, levando os alunos a otimizarem as habilidades linguísticas de maneira crítica e social, a fim de alcançar os objetivos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Cristina Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL – 1995), graduação em Letras Anglo-portuguesas pelas Faculdades Integradas de Naviraí (FINAV – 1998), graduação em Letras Hispano-portuguesas pela Faculdade Paranaense (FACCAR – 2004). Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1998); Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1999); Especialização em Língua Inglesa (UEL – 2000); Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras (UEL – 2001-2002); Especialização em Contação de Histórias e Literatura Infantil e Juvenil pela FATUM/UNIFIL (2016-2018). É Mestre em Letras (UEL – 2002) e doutora em Estudos da Linguagem (UEL – 2007). Possui pós-doutoramento em Estudos da Tradução (2019-2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora na graduação de Letras Espanhol no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL desde 2007. Atua, ainda, na pós-graduação lato (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras; Especialização de Inglês para Crianças; Especialização de Espanhol: Língua, Literatura e Metodologia) e stricto sensu (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas – MEPLEM). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Laboratório de Línguas e Coordenadora da Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras da UEL. Coordena, também, os seguintes projetos integrados na UEL: Tertúlias literárias sob a perspectiva da multimodalidade; Matizes culturais no processo de ensino e aprendizagem e na tradução: da teoria à prática. Foi Editora-chefe da Revista Semina Ciências Sociais e Humanas (UEL – 2015-2018). Foi membro do corpo editorial dos seguintes periódicos: Entrelinhas (UEL – 2011) e Entretextos (UEL – 2006-2009). É consultora de diversos periódicos, dentre eles: Signum: Estudos da Linguagem (UEL – desde 2014); Estação Literária (UEL – desde 2016); Calidoscópio (UNISINOS – desde 2015); Language and culture acta scientiarum (UEM – desde 2019); Revista X (UFPR – desde 2019). Tem experiência na área de Línguas Estrangeiras/Adicionais, atuando e orientando, sobretudo, nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira/adicional, Fraseologia, Estudos da Tradução, Linguística Contrastiva, Análise de Material Didático, Multimodalidade e Literatura e Ensino.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Como Citar

Favaretto Santos, C., & Cristina Ferreira, C. . (2020). Era multimodal e tecnológica: que recursos utilizar no ensino de línguas estrangeiras/adicionais?. LínguaTec, 5(2), 149–168. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4539

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos