Estágio supervisionado: experiências e aprendizados por meio da atuação em sala de aula

Autores

  • Samara Côra Spadeto Instituto Federal do Espírito Santo
  • Moyanne André de Amorim Leal
  • Selma Lúcia de Assis Pereira Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4374

Resumo

O presente relato de experiência refere-se à disciplina de Estágio Supervisionado II – anos finais do ensino fundamental do curso de graduação em Licenciatura em Letras/Português do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Venda Nova do Imigrante – ES – e se constitui em uma síntese das observações e regência de sala de aula ocorridas durante o período de março a julho de 2019. O estágio supervisionado tem como objetivo nos possibilitar uma aproximação entre as teorias aprendidas no curso com a prática na sala de aula da escola (PIMENTA; LIMA, 2012). Dessa forma, a proposta trabalhada para a regência compartilhada foi com gêneros textuais, especificamente o gênero diário, por meio da sequência didática (DOLZ; SCHNEUWLY, 2011). Como resultado, percebemos, com as atividades desenvolvidas com os estudantes, uma aproximação significativa da teoria com a prática docente, por meio da observação, da coparticipação e, principalmente, da regência em sala de aula. O período de estágio revelou-se enriquecedor e desafiador, propiciando a aplicação de métodos de ensino eficazes, contribuindo para formação do aluno e corroborando nossa jornada de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Como Citar

Côra Spadeto, S., André de Amorim Leal , M., & de Assis Pereira , S. L. (2020). Estágio supervisionado: experiências e aprendizados por meio da atuação em sala de aula. LínguaTec, 5(2), 248–257. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4374

Edição

Seção

Relatos de experiência