Intervenções pedagógicas nos processos de leitura e escrita: da elaboração à prática de atendimentos extra-classes no IFRS - Campus Restinga

Autores

  • Luís Henrique Leiria Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Victoria Moraes Ramos IFRS - Campus Restinga
  • Gabriela Fontana Abs da Cruz IFRS - Campus Ibirubá

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4001

Resumo

Dados alarmantes no campo de leitura, apresentados por avaliações de larga escala, incentivaram a criação do projeto de ensino Intervenções pedagógicas nos processos de leitura e escrita, atuante no IFRS - Campus Restinga. Buscando aprimorar o nível de compreensão leitora dos estudantes da instituição, utilizamos diversas estratégias, tanto para a elaboração das atividades quanto para auxiliá-los no ato de ler. Para isso, nos baseamos, principalmente, em Solé (1998), que aborda a importância das etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Detalhamos o processo da prática pedagógica aplicada ao longo de 2018 e 2019, que se mostrou eficaz e obteve avanços satisfatórios. A presente narrativa visa contribuir para os estudos de aprimoramento de compreensão leitora e incentivar o desenvolvimento de projetos similares em Institutos Federais ou outras instituições de ensino.

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Publicado

2020-05-24

Como Citar

Pinheiro, L. H. L., Ramos, V. M., & Cruz, G. F. A. da. (2020). Intervenções pedagógicas nos processos de leitura e escrita: da elaboração à prática de atendimentos extra-classes no IFRS - Campus Restinga. LínguaTec, 5(1), 311–325. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4001

Edição

Seção

Narrativas de ensino