Quando a produção textual e o ensino de literatura ultrapassam as fronteiras escolares: uma experiência pedagógica no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Autores

  • Romário Volk Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3434

Palavras-chave:

Produção textual, Literatura, Ação social

Resumo

Esta narrativa tem o objetivo de expor as etapas e os resultados de um conjunto de atividades pedagógicas realizadas no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), de abril a dezembro de 2017. Os eventos que são narrados desenvolveram-se a partir das práticas de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e suas literaturas, disciplina obrigatória do Curso de Letras-Português da UFSM. Dois alunos estagiários, a partir de seus projetos de estágio, conduziram, juntamente com duas professoras da área de linguagens do Ctism, um projeto de produção textual de textos literários, o qual, vinculado aos projetos de estágio, possibilitou que os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Curso Proeja – Técnico em Eletromecânica, produzissem, respectivamente, crônicas, um diário compartilhado, poemas e microcontos (estes últimos em língua espanhola) e, posteriormente, publicassem um livro que reúne as produções. O lançamento do livro ocorreu em um evento aberto à comunidade santa-mariense, o que contribuiu para que os alunos-autores percebessem o caráter humanizador dos textos literários e a escrita como forma de ação social, muito mais do que uma tarefa realizada com finalidades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romário Volk, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é mestrando em Letras - Estudos linguísticos, linha de pesquisa Linguagem no contexto social, pela mesma instituição.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 6 re. São Paulo: Contexto, 2016.

HOLZSCHUCH, G.J.; BAZZAN, M. A. T. (Orgs.). Retratos do que vejo. 1. ed. Santa Maria: UFSM, 2017.

RUIZ, E. D. Como corrigir redação na escola: uma proposta textual-interativa. 1.ed. 1 re. São Paulo: Contexto, 2010.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Como Citar

Volk, R. (2019). Quando a produção textual e o ensino de literatura ultrapassam as fronteiras escolares: uma experiência pedagógica no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. LínguaTec, 4(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3434

Edição

Seção

Narrativas de ensino