Projeto de Extensão “Mulheres na Literatura”: reflexões sobre Gênero na Rede Federal de Ensino da Bahia, IFBA-Campus Jequié

Autores

  • Elane Nardotto Instituto Federal da Bahia - Campus jequié

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2274

Palavras-chave:

Mulheres na Literatura, Projeto de Extensão, Gênero

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar dados acerca do Projeto de Extensão “Mulheres na Literatura”, realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA) com estudantes do Ensino Médio Integrado, considerando a seguinte questão: qual o lugar da mulher escritora na literatura e na memória cultural?   Há uma luta criadora da mulher para dizer a ela mesma quem ela era e é, o que reflete para o que se está vivendo na atualidade. No debate sobre a Lei n. 13.005/2014 (Plano Nacional de Educação), o Senado alterou a redação do inciso III “igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual” para “cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação”. Retirar o conceito “Gênero” do inciso implica o modo como a construção social, em especial a brasileira, materializa um ideário masculino como agente ativo, até mesmo na constituição das nossas leis se verificarmos que as bancadas políticas têm uma representação majoritária de homens. Por isso, torna-se relevante insistir na discussão do tema em questão haja vista se acreditar que o espaço escolar é lugar de formação humana integral para se compreender as construções e as relações sociais subjacentes aos fenômenos inerentes aos seres humanos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elane Nardotto, Instituto Federal da Bahia - Campus jequié

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Letras e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Especialização em Literatuta Brasileira pela Universidade Salgado Filho e Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora efetiva de Português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA/Campus Jequié) e Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Educação, Linguagem e Práxis Pedagógica neste mesmo Campus. Atuou como Coordenadora de Pesquisa no Centro de Estudos da Leitura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia de 2008 a 2013, ao passo que atuou de 2008 a 2011 como professora dos Cursos de Letras e Pedagogia nesta última universidade (Campus/Jequié). Ademais, atuou como docente da Especialização em Gestão Escolar na UFES e na UFBA e como professora da Educacão Básica.

Referências

BRASIL. Lei nº 9394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.

______. Proposta em Discussão: Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Ministério da Educação, 2004.

______. Plano Nacional de Educação - PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014.

COELHO, Nelly N. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Petrópolis, 2002.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Nardotto, E. (2017). Projeto de Extensão “Mulheres na Literatura”: reflexões sobre Gênero na Rede Federal de Ensino da Bahia, IFBA-Campus Jequié. LínguaTec, 2(2). https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2274

Edição

Seção

Relatos de experiência