https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/issue/feed LínguaTec 2024-06-20T10:03:07-03:00 Minéia Frezza [email protected] Open Journal Systems <p>A REVISTA LÍNGUATEC é um periódico de acesso livre, com publicação semestral, dedicado às questões de ensino-aprendizagem de línguas e literaturas em contextos de ensino tecnológico, de nível médio e superior. Atualmente, a LínguaTec também aceita trabalhos que versem sobre o uso de tecnologias no ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, assim como sobre Ensino de Línguas para Fins Específicos, uma vez que ambas as temáticas estão também estreitamente relacionadas ao ensino técnico-científico e profissionalizante. O periódico tem como missão estabelecer um espaço de interlocução sobre aspectos teóricos e práticos relativos ao ensino de línguas e literaturas nos mais diversos contextos sociais envolvendo a formação tecnológica dos estudantes. A publicação é em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Seu público-alvo são professores e pesquisadores comprometidos com as áreas de interesse apresentadas.</p> <p><br /><strong>ISSN Eletrônico: 2525-3425 | Qualis B3 </strong></p> https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7037 Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa 2024-03-26T22:25:16-03:00 Victor Gomes Milani [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">Esse artigo aborda possibilidades de integração tecnológica no ensino de língua inglesa, destacando o software </span><em><span style="font-weight: 400;">Voyant</span></em> <em><span style="font-weight: 400;">Tools</span></em><span style="font-weight: 400;"> e os Artigos Metodológicos em Vídeo (AMVs) do JoVE. Com base na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), explora-se a potencial aplicação do </span><em><span style="font-weight: 400;">Voyant</span></em> <em><span style="font-weight: 400;">Tools</span></em><span style="font-weight: 400;"> em transcrições de AMVs brasileiros. O </span><em><span style="font-weight: 400;">Voyant</span></em> <em><span style="font-weight: 400;">Tools</span></em><span style="font-weight: 400;"> oferece ferramentas como </span><em><span style="font-weight: 400;">Cirrus</span></em><span style="font-weight: 400;">, </span><em><span style="font-weight: 400;">Leitor</span></em><span style="font-weight: 400;">, </span><em><span style="font-weight: 400;">Frequência</span></em> <em><span style="font-weight: 400;">Relativa</span></em><span style="font-weight: 400;">, </span><em><span style="font-weight: 400;">Sumário</span></em><span style="font-weight: 400;"> e </span><em><span style="font-weight: 400;">Contextos</span></em><span style="font-weight: 400;">, que podem enriquecer práticas pedagógicas. Essas ferramentas, ao serem estrategicamente utilizadas, alinham-se aos estágios de "</span><em><span style="font-weight: 400;">Experienciando</span></em><span style="font-weight: 400;">", "</span><em><span style="font-weight: 400;">Conceitualizando</span></em><span style="font-weight: 400;">", "</span><em><span style="font-weight: 400;">Analisando</span></em><span style="font-weight: 400;">" e "</span><em><span style="font-weight: 400;">Aplicando</span></em><span style="font-weight: 400;">" da Pedagogia dos Multiletramentos, promovendo uma abordagem contextualizada e personalizada no ensino de língua inglesa, especialmente com AMVs do JoVE.</span></p> <p><span style="font-size: 0.875rem;"><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Multiletramentos. Voyant Tools. Artigos Metodológicos em Vídeo.</span>.</span></p> 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Victor Gomes Milani https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7084 A complexidade de tarefas de leitura e produção escrita: uma análise dialógica. 2024-03-26T20:55:10-03:00 Maíra Da Silva Gomes [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">Partindo de uma perspectiva dialógica de linguagem, este artigo tem o objetivo de discutir a complexidade de tarefas integradas de leitura e produção textual do Exame Celpe-Bras. Os procedimentos metodológicos incluem uma análise estatística, a análise do texto-base da tarefa e das características do enunciado, que estabelece uma situação comunicativa e orienta para os propósitos de leitura e de escrita. Os resultados do estudo sugerem que a complexidade decorre principalmente da relação entre propósito de escrita e propósito de leitura. Assim é a partir das características da situação comunicativa estabelecida pelo enunciado (interlocutores, propósito, assunto e suporte) que os participantes se engajam na atividade, buscando informações na leitura do texto-base. As características do texto para leitura parecem influenciar na complexidade das tarefas integradas. Algumas das conclusões deste estudo revelam que textos que apresentam informações mais difusas e com construção não linear (opinião- argumento – conclusão) apresentam maior complexidade.</span></p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Complexidade. Tarefas. Perspectiva dialógica.</span></p> 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Maíra Da Silva Gomes https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7107 As palavras na publicidade: uma análise de anglicismos em briefings 2024-04-13T14:12:13-03:00 Monique Dias Souza [email protected] Kleber Eckert [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">A Publicidade é a área que objetiva divulgar marcas e seus respectivos produtos e/ou serviços. Em sua organização interna, existe um documento que norteia todas as ações: o </span><em><span style="font-weight: 400;">briefing</span></em><span style="font-weight: 400;">; um termo da Língua Inglesa que comunica aos profissionais envolvidos informações como o tipo de material a ser criado, o seu prazo, suas dimensões e outras especificidades. Neste trabalho, de modo geral, objetivamos identificar nesses </span><em><span style="font-weight: 400;">briefings</span></em><span style="font-weight: 400;"> a presença de neologismos de origem inglesa, visto que a Publicidade é constituída, desde a sua origem, com muita influência externa, especialmente a norte-americana. Além disso, buscamos promover uma aproximação entre os estudos neológicos e o gênero textual </span><em><span style="font-weight: 400;">briefing</span></em><span style="font-weight: 400;">, ou seja, a verificação da presença de estrangeirismos e a respectiva análise quanto à estrutura ortográfica e morfológica. Para alcançar esses objetivos, utilizamo-nos de uma metodologia que integra o quantitativo com o qualitativo: coletamos o </span><em><span style="font-weight: 400;">corpus</span></em><span style="font-weight: 400;">, estruturamos tabelas e quadros, consultamos dicionários, utilizamos fichas neológicas e analisamos o conteúdo de cada </span><em><span style="font-weight: 400;">briefing</span></em><span style="font-weight: 400;"> selecionado. Por fim, verificamos que dos 60 candidatos a neologismos por estrangeirismos, 38 foram considerados de fato anglicismos, o que indica a influência estadunidense na área da Publicidade. Também concluímos que muitas palavras estão em processo de aportuguesamento e que os substantivos constituem a classe gramatical que mais importa palavras.</span></p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Publicidade. Anglicismo. Lexicologia.</span></p> 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Monique Dias Souza, Doutor https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7123 A Interculturalidade no ensino de Português como Língua de Acolhimento: estudo de caso em um curso de extensão para imigrantes e refugiados 2024-03-27T20:12:15-03:00 Paloma Aparecida Wammes [email protected] Carina Fior Postingher Balzan [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho se propõe a analisar de que forma a interculturalidade se manifesta no processo de ensino e aprendizagem de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) em um curso de extensão de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. A interculturalidade, na educação, pressupõe uma troca entre culturas pautada pelo respeito às diferenças e pelo reconhecimento da equivalência de direitos entre os sujeitos. Em um contexto de ensino de PLAc, ancorar a prática docente na interculturalidade torna-se imprescindível para a integração dos sujeitos à sociedade brasileira. A pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizou-se a partir de um estudo de caso, em que foram observadas trinta aulas do referido curso ao longo do ano de 2023. A partir dos resultados, foi possível verificar a ocorrência de associações, suscitadas pelos próprios participantes, entre os conteúdos ministrados pelos professores e aspectos linguísticos, culturais e históricos do país de origem dos estudantes. Verificou-se que a abertura para o diálogo e a interação entre os participantes é condição imprescindível para as trocas entre diferentes culturas, evidenciando que a prática docente favoreceu a interculturalidade no contexto de ensino observado.</span></p> <p><br /><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Imigrantes e refugiados. Interculturalidade. </span></p> 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Paloma Aparecida Wammes, Carina Fior Postingher Balzan https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7137 O uso de operadores modais em artigos acadêmicos de aviação: um estudo descritivo 2024-03-27T15:25:07-03:00 Fernanda Beatriz Caricari de Morais [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo analisa o uso de operadores modais em artigos acadêmicos de aviação, escritos em Língua Inglesa (LI), coletados nos periódicos: Air &amp; Space Power Journal e Journal of Aviation/Aerospace Education and Research, que são de acesso livre. Justifica-se a escolha deste tema pela importância da compreensão de textos acadêmicos, sendo a LI uma língua franca e internacional (English as Lingua Franca), ou ainda, a língua global, sendo utilizada na comunidade acadêmico-científica, por nativos e não-nativos, para reportar suas pesquisas científicas (WIDDOWSON, 2014; CRYSTAL, 1997). Como fundamentação teórica e metodologia qualitativa de análise, é utilizada a Linguística Sistêmico-Funcional, formulada por Halliday (1994) e Halliday &amp; Matthiessen (2004, 2014), cuja preocupação é explorar como a língua é estruturada para o uso em diferentes contextos. Os artigos foram submetidos ao tratamento computacional, por meio das ferramentas do programa WordSmith Tools v. 8 (SCOTT, 2018), que auxiliou tanto na quantificação das ocorrências, como na análise linguística com base em seus contextos de uso. Espera-se que este trabalho contribua com pesquisas em Linguística Aplicada no que se refere ao estudo da linguagem acadêmica, especificamente, na área de aviação, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de materiais didáticos para os cadetes de uma instituição militar.</span></p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Artigos Acadêmicos de Aviação. Linguagem Acadêmica. Operadores Modais.</span></p> 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fernanda Beatriz Caricari de Morais https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7154 Potencialidades do Google Drive no trabalho de revisão em um Instituto Federal: reflexões com base em uma perspectiva dialógica 2024-04-01T13:55:26-03:00 Ederson Henrique de Souza Machado [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo expõe e discute algumas funcionalidades do </span><em><span style="font-weight: 400;">Google Drive</span></em><span style="font-weight: 400;"> na atividade de revisão textual. Essa discussão tem o aporte metodológico e analítico da teoria dialógica do discurso e da concepção de escrita como trabalho. O texto apresenta, como resultados, os recursos da plataforma </span><em><span style="font-weight: 400;">Google Drive</span></em><span style="font-weight: 400;"> – inserção de marcas no texto, áudios, links, comentários, fichas de revisão – os quais podem ser usados na interação discursiva de revisão textual, bem como discute sua especificidade enunciativa. O trabalho se coloca no escopo de pesquisas que reforçam a pertinência de investigações sobre a atividade de revisão para melhoria do processo de produção textual</span><span style="font-weight: 400;">.</span></p> <p><br /><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Revisão. Produção textual. Estudos dialógicos.</span></p> 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ederson Henrique de Souza Machado https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7155 Glossário terminológico em Libras: registro de sinais-termo da área de Agronomia, Agropecuária e Horticultura do IFRS 2024-04-01T13:35:44-03:00 Fabiane Lima Cigognini [email protected] Francinei Rocha Costa [email protected] Sabrine Oliveira [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta a produção de um glossário terminológico em Língua Brasileira de Sinais (Libras), tendo como foco a produção de sinais-termo específicos das áreas de Agronomia, Agropecuária e Horticultura. O trabalho foi realizado por professores e intérpretes de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, em uma parceria dos campus Ibirubá e Bento Gonçalves. O glossário bilíngue (Português-Libras) tem como objetivo fornecer suporte didático aos alunos e profissionais da área, além de criar e divulgar sinais específicos relacionados aos cursos oferecidos pelo Instituto Federal. A iniciativa visa também promover a autonomia dos estudantes surdos, possibilitando que eles participem das disciplinas e obtenham as informações necessárias para seu aprendizado. A equipe responsável pelo projeto identificou a necessidade de registrar os sinais já utilizados por profissionais da área, incluindo docentes, alunos e intérpretes. Cada sinal - termo em Libras foi acompanhado por uma explicação contextual, visando facilitar o entendimento e a aplicação adequada dos termos. O glossário representa um avanço significativo na inclusão e acessibilidade dentro do ambiente acadêmico e profissional para pessoas surdas que atuam ou estudam nos cursos ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e comunidade externa.</span></p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong><span style="font-weight: 400;"> Glossário Terminológico. Sinais-termo. Libras. Agronomia.</span></p> 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fabiane lima cigognini, Francinei Rocha Costa, Sabrine Oliveira https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7161 Aplicativos móveis para a aprendizagem de Libras: uma análise das opiniões de seus usuários 2024-04-01T13:33:44-03:00 Jerlan Pereira Batista [email protected] Marianne Rossi Stumpf [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">O estudo apresenta discussões em torno da tecnologia e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais-Libras. O seu objetivo geral consiste em: discutir as potencialidades de aplicativos móveis voltados para a aprendizagem de Libras encontrados no </span><em><span style="font-weight: 400;">Google Play Store</span></em><span style="font-weight: 400;"> por meio das opiniões de usuários. Atualmente, tem-se percebido uma larga procura em aprender Libras por meio de cursos de extensão, no contato com a comunidade surda em diferentes espaços, nas instituições de ensino. Todavia, muitas pessoas não conseguem frequentar estes espaços, o que as leva a buscar outros meios de aprendizagem e encontram nos aplicativos móveis, uma alternativa para adquirir esse conhecimento. Diante disso, esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, analisa as opiniões de usuários de aplicativos móveis voltados a aprendizagem de Libras encontrados no </span><em><span style="font-weight: 400;">Google Play Store</span></em><span style="font-weight: 400;">. Os resultados demonstram que os aplicativos apresentam pontos positivos e negativos aos usuários. Além disso, há situações linguísticas nas narrativas dos usuários que carecem de ser discutidas, como ausência na variação dos sinais e o uso de português sinalizado nos aplicativos analisados. </span></p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Libras. Aplicativos. Tecnologia móvel. Aprendizagem.</span></p> 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Sr, Sra https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7162 O jogo de fuga (escape game) digital ao serviço da interpretação de Os Lusíadas, de Luís de Camões 2024-04-08T20:20:59-03:00 Alexandre Dias Pinto [email protected] <p><span style="font-weight: 400;">Numa época em que, segundo estudos recentes, os adolescentes portugueses leem pouco e revelam dificuldades na interpretação de textos literários e não literários (Lopes, 2011; Yubero </span><em><span style="font-weight: 400;">et al.</span></em><span style="font-weight: 400;">, 2014; Cameira, 2020), a </span><em><span style="font-weight: 400;">gamificação</span></em><span style="font-weight: 400;"> pode dar um bom contributo para motivar os alunos dos ensinos básico e secundário para a leitura e para os auxiliar no trabalho de compreensão de obras literárias, proporcionando condições que lhes permitam analisar os textos autonomamente e de modo interativo e desafiante (Chen </span><em><span style="font-weight: 400;">et al.</span></em><span style="font-weight: 400;">, 2020; Manzano-León </span><em><span style="font-weight: 400;">et al.</span></em><span style="font-weight: 400;">, 2022). No presente artigo, apresenta-se e descreve-se uma atividade de leitura e interpretação de três reflexões do poeta de </span><em><span style="font-weight: 400;">Os Lusíadas</span></em><span style="font-weight: 400;">, com base em jogos de fuga digitais, a que se segue a resolução de testes para aferir se as aprendizagens foram bem sucedidas. Pretende-se, com esta abordagem, não só motivar os estudantes para a leitura e a compreensão do poema de Luís de Camões, mas também criar um percurso de trabalho de interpretação de texto, individual e autónomo, recorrendo a ferramentas digitais, antes de se sistematizarem conhecimentos em plenário de turma. No artigo, analisa-se também a metodologia seguida na atividade, defendendo as opções tomadas na construção e na implementação dos jogos e na monitorização do desempenho dos alunos. Numa segunda parte, discutem-se os resultados que os estudantes obtiveram nos testes, que se revelaram muito animadores, bem como a avaliação que fizeram da capacidade motivadora e da utilidade dos jogos de fuga na interpretação do texto camoniano.</span></p> <p><br /><strong>Palavras-chave</strong><span style="font-weight: 400;">: Jogos de fuga. Literatura. Luís de Camões. </span></p> 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Alexandre Dias Pinto https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7066 A Audiodescrição: O ensino-aprendizagem de línguas e literaturas em contextos de ensino tecnológico, de nível médio e superior 2024-03-26T22:16:47-03:00 Leonardo Assis de Almeida [email protected] Donaldo Ricos de Souza Tavares [email protected] <p>Nesta narrativa de ensino, compartilha-lhe uma experiência de uso da audiodescrição como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de línguas e literaturas em um contexto de ensino tecnológico, de nível médio e superior. O objetivo foi relatar como a audiodescrição pode promover a inclusão e a acessibilidade de alunos com deficiência visual, bem como desenvolver suas competências linguísticas e interculturais. A experiência ocorreu em uma turma de inglês instrumental, onde os alunos leram e interpretaram um texto literário em língua inglesa, acompanhado de uma audiodescrição produzida pelos próprios alunos. As principais reflexões foram que a audiodescrição favoreceu a compreensão do texto, a interação entre os alunos e a valorização da diversidade.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Audiodescrição. Ensino-aprendizagem. Línguas e literaturas.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p>&nbsp;</p> 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Leonardo Assis de Almeida, Donaldo Ricos de Souza Tavares https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7158 Uso de meme no ensino de espanhol 2024-03-28T13:00:24-03:00 Adriana Teixeira Pereira [email protected] <p>Esta narrativa de ensino tem como objetivo refletir sobre a importância dos gêneros digitais na sala de aula de línguas adicionais, em especial o meme, seja no processo de compreensão ou produção, já que que estamos imersos em uma cultura digital que modifica constantemente nossos modos de ser e estar no mundo. Nesse sentido, a análise parte do relato de experiência, na qual descrevo uma atividade de leitura literária de um conto latino-americano e a elaboração de um meme a partir deste texto, no ensino técnico integrado ao ensino médio, em contexto de pandemia. O referencial teórico é pautado nos eixos conceituais: leitura crítica (CASSANY, 2006), leitura literária (COSSON, 2006; MENDOZA,2007), multimodalidade e multiletramentos (KERSCH; COSCARELLI, 2016). Acredito que a proposta de produção de um meme incentivou a leitura literária, fazendo com que os alunos se dedicassem a uma leitura minuciosa para ser o mais criativo na sua produção. Destaco também a importância de tornar a proposta de leitura e escrita mais próximas da realidade do estudante, fazendo com que este reflita criticamente aspectos de seu cotidiano.</p> 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Adriana Teixeira Pereira https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7269 Apresentação - LínguaTec - v. 9, n. 1, junho de 2023 2024-05-20T17:48:43-03:00 Minéia Frezza [email protected] Andréia Kanitz [email protected] 2024-06-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Minéia Frezza; Andréia Kanitz