O uso dos emojis na construção de sentidos do discurso multimodal

Autores

  • Albertina Maria Melo Tenório Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3291

Palavras-chave:

Letramento digital, Emojis, Discurso multimodal, Multissemiótico

Resumo

 

Resumo: O objetivo da pesquisa é abordar sobre a contribuição do Letramento digital no desenvolvimento das produções textuais multimodais online, dos graduandos de letras.  Fundamentamo-nos na perspectiva interacionista, discursiva e dialógica, que considera o discurso como produto social e a prática discursiva em semiosfera digital, como produto do desenvolvimento advindas de outros letramentos, inserido-se  no Macroletramento.  Ancorados nesta forma de abordagem, foi realizada uma atividade prática em sala de aula, tendo por ambiente de aprendizagem a plataforma digital, WhatsApp (aplicativo de mensagens instantâneas). O estudo apresentado baseia-se epistemológicamente nas investigações de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) sobre Letramentos digitais e suas variedades; Ribeiro (2016) e sua definição de texto multimodal pautada na ideia de “poder semiótico”; Kress e Van Leeuwen (2006) sobre o incremento das novas linguagens aos textos verbais; Coscarelli (2016) a respeito da multimodalidade como combinações entre duas ou mais modalidades da linguagem; e, Bourdieu (2004) e o conceito de Habitus.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albertina Maria Melo Tenório, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciências da Linguagem, pela UNICAP. Professora do departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- FAMASUL,

Referências

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 5ªed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

DUDENEY, G; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. 1ª ed. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

HALLYDAY, M. A. K. An introduction of Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.

________; MATHIESSEN, C.M.I.M. An introduction of Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.

KRESS, G; T. VAN LEEUWEN. Reading Images: thegrammarof visualdesign. London & New York: Routledge, 1996.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais – leitura e produção. 1ªed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SILVA. A. P. P. de F. Bakhtin. In.: OLIVEIRA, L. A. (org.) Estudos do discurso – perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola editorial, 2013, pp.45 – 69.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

Tenório, A. M. M. (2018). O uso dos emojis na construção de sentidos do discurso multimodal. LínguaTec, 3(2). https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3291

Edição

Seção

Narrativas de ensino