Agentes Inteligentes na Educação a Distância: uso de Sistemas Tutores Inteligentes como auxiliares no estabelecimento da comunicação dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3286

Palavras-chave:

Sistemas Tutores Inteligentes, Aprendizagem dialógica, Educação a Distância.

Resumo

No contexto da Educação a Distância (EaD), a utilização de ferramentas como os Sistemas Tutores Inteligentes visa contribuir para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem. O intuito da aplicação desses sistemas é ampliar as possibilidades de contato entre aluno e professor/tutor, a partir de avaliações de dados quantitativos e de mensagens padronizadas que guiam a trajetória do estudante. Nesse contexto, o uso de inovações tecnológicas contribui para o avanço e o sucesso da EaD, favorecendo a aprendizagem e o trabalho de tutores e professores. Como no ensino a distância o processo educativo é realizado com a mediação de computadores e softwares, em muitos casos, o aluno aprende a utilizar o ambiente de aprendizagem no decorrer do curso. Por esse motivo, o sistema utilizado precisa ser autoexplicativo e apresentar uma linguagem clara e objetiva, própria para materiais didáticos, a fim de fornecer ao aluno o suporte necessário para que este se mova com autonomia em seu percurso formativo. As principais motivações para a adoção de Sistemas Tutores Inteligentes são a possibilidade de fornecer feedbacks do desempenho do estudante no ambiente virtual e a capacidade de ajuste do modelo de interface sensível às interações com o usuário, ambos fatores que são oportunizados por meio do estabelecimento da comunicação entre aluno/ambiente/professor-tutor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Cunha dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela mesma universidade (2013). Atualmente cursa doutorado em Teoria e Análise Linguística, linha de pesquisa Cognição e Uso, no Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFSC).

Referências

BARROS, M. G.; CARVALHO, A. B. G. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. In: SOUSA, R., MIOTA, F., CARVALHO, A. (Org.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: Eduepb, 2011. p. 125-140.

BECK, J.; STERN, M.; HAUGSJAA, E. Applications of AI in Education. The ACM’s First Electronic Publication, 1998.

BEZERRA, M. A.; CARVALHO, A. B. G. Tutoria: concepções e práticas na educação a distância. In: SOUSA, R., MIOTA, F., CARVALHO, A. (Org.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: Eduepb, 2011. p. 141-157.

COSTA, M. T. C. Uma Arquitetura Baseada em Agentes para Suporte ao Ensino à Distância. 1999. 100 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.

DIAS, D. S. F. Sistemas inteligentes na educação. 2008. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008.

DORÇA, F. et al. Um sistema inteligente multiagente para educação à distância. Disponível em: http://www.facom.ufu.br/~fabiano/publicacoes_arquivos/TecEADII_2002_2.pdf. Acesso em: 16 set. 2013.

FILATRO, A. As teorias pedagógicas fundamentais em EAD. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 96-104.

FLEISCHHAUER, L. I. A. O uso da tecnologia de agentes na Programação da Produção. Florianópolis. 1996. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 1996.

FRIGO, L. B.; POZZEBON, E. BITTENCOURT, G. O Papel do Agentes Inteligente em Sistemas Tutores Inteligentes. In: World Congress on Engineering and Technology Education, 2004, Guarujá / Santos. Engineering Education in the Changing Society, 2004.

GAUTHIER, F. A. O.; VAVASSORI, F. B. Proposta de Ferramentas e Agentes Inteligentes para um Ambiente de Ensino-Aprendizagem na Web. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 98). Anais... Fortaleza, Ceará, 11, 1998.

HACK, J. R. Afetividade em processos comunicacionais de tutoria no ensino superior a distância. In: Foro Virtual de Virtual Educa Santo Domingo 2010. Santo Domingo: Virtual Educa, 2010. Disponível em: http://www.hack.cce.prof.ufsc.br/wp-content/uploads/2010/01/VirtualEduca_2010_Hack.pdf. Acesso em: 17 set. 2013.

______. Comunicação dialógica com múltiplas tecnologias na Educação a Distância. Aprendizagem. Pinhais: Editora Melo, ano 7, n.34, 2013, p. 20-21. Disponível em: http://www.hack.cce.prof.ufsc.br/wp-content/uploads/2013/06/Revista_aprendizagem_2013.pdf. Acesso em: 17 set. 2013.

HALL, P.; WOOD, P. Intelligent Tutoring Systems: a review for beginners. Canadian Journal of Educational Communication, Canadá, v. 19, n. 2, 1990.

JAQUES, P.; MORAES, M.; MORA, M. C. Uma Arquitetura de Agente para a Análise Qualitativa da Interação em Ambientes de Educação a Distância. In: XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Anais... Maceió, 11, 2000.

MASON, R. Globalising education: trends and applications. London: Routledge, 1998.

MIL, D. Educação virtual e virtualidade digital: trabalho pedagógico na educação a distância na idade mídia. In: SOTO, U.; MAYRINK, M. F.; GREGOLIN, I. V. (Org.). Linguagem, educação e virtualidade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 24-41.

PETERS, O. Didática do Ensino a Distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

RAMOS, R. C. G. Design de material didático on-line: reflexões. In: SOTO, U.; MAYRINK, M. F.; GREGOLIN, I. V. (Org.). Linguagem, educação e virtualidade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 71-81.

SELF, J. Artificial Intelligence and human learning. London: Chapman Hall, 1988.

SILVA, A. P. C. Aplicações de Sistemas Tutores Inteligentes na Educação a Distância: Possibilidades e Limites. Relatório de Pesquisa. Brasília: UCB, 2006.

TROJAHN, C.; FROZZA, R.; DAHMER, A.; LUCIANO, G. Dóris - Um Agente de Acompanhamento Pedagógico em Sistemas Tutores Inteligentes. In: XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Vitoria: UFES, 2001. p. 437-444.

VICCARI, R. M. Um Tutor Inteligente para a programação em Lógica -Idealização, Projeto e Desenvolvimento. Coimbra. Tese de Doutorado, Universidade de Coimbra, 1990.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

Cunha dos Santos, V. (2018). Agentes Inteligentes na Educação a Distância: uso de Sistemas Tutores Inteligentes como auxiliares no estabelecimento da comunicação dialógica. LínguaTec, 3(2). https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3286

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos