Língua, variação e livro didático: análise da abordagem da variação linguística em manuais didáticos do Ensino Médio

Autores

  • Rafael Petermann IFPR - Campus Paranavaí
  • Luiz Henrique Alves Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3034

Palavras-chave:

variação linguística, livro didático, ensino de língua portuguesa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar de que maneira os livros didáticos voltados para o Ensino Médio abordam as questões de variação linguística, verificando se, ao tratarem da temática, a concepção de língua como prática social é subjacente à abordagem do livro didático. Para tanto, este artigo está organizado em três seções: na primeira, é apresentado um levantamento bibliográfico a fim de sistematizar o conceito de língua como prática social a partir de repertório teórico produzido na égide da Linguística Aplicada; na segunda, é descrita a coleta de dados para constituição do corpus, que se trata de três livros didáticos adotados em escolas públicas do interior do Paraná do PNLD 2015-2017, com foco para as unidades didáticas que tratam de Variação Linguística; por fim, na terceira, é exposto o exercício analítico, articulando os conceitos discutidos na fundamentação teórica e o corpus de análise. Em termos de resultados, foi constatado que o conceito de língua subjacente nesses manuais didáticos reitera a ideologia da padronização, entendendo as variedades linguísticas como “desvios de um padrão”. Espera-se que este estudo contribua como uma interlocução pedagógica que traga à tona reflexão a respeito da compreensão e legitimação de língua como prática social na sala de aula e o papel da escola no ensino de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Petermann, IFPR - Campus Paranavaí

Professor da área de Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa).

Luiz Henrique Alves, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Acadêmico do curso de Psicologia.

Referências

AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino. Novas Palavras, 1º ano: ensino médio. 1.ed. São Paulo: FTD, 2010.

BAGNO, M. (orgs). Políticas da Norma e Conflitos Linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011.

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. 56ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens, volume 1 - 9. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.

CÉSAR, América L.; CAVALCANTI, Marilda C. Do Singular ao multifacetado: o conceito de língua como caleidoscópio. São Paulo: Mercado de Letras, 2007.

FERRAREZI JR, C. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

JUNG, N. M. A variação linguística e o texto na sala de aula. 1.ed. Maringá: UEM, 2010.

MENEGASSI, R. J.; SANTOS A. R.; RITTER L. C. B. Concepções de Linguagem e Ensino. 1.ed. Maringá: UEM, 2010.

MILROY, J. Ideologias linguísticas e as consequências da padronização. In. LAGARES, R.C.;

RAMOS, Rogério de Araújo. Ser Protagonista - Língua portuguesa, volume 1. 2ª ed. São Paulo: SM, 2013.

ZILLES, Ana M. S.; FARACO, Carlos A. Pedagogia da variação linguística. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, abril de 2015.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-20

Como Citar

Petermann, R., & Alves, L. H. (2018). Língua, variação e livro didático: análise da abordagem da variação linguística em manuais didáticos do Ensino Médio. LínguaTec, 3(2). https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3034

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos