O papel dos gêneros discursivos e temas relevantes na formação de técnicos em Segurança do Trabalho a partir de uma construção colaborativa

Autores

  • Joshua Palermo de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Campus Maria da Graça
  • Ricardo Benevides Silva de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ – Campus Maria da Graça
  • Alessandra Cristina Bittencourt Alcântara Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Campus Maracanã

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2384

Palavras-chave:

Inglês para Fins específicos, Segurança do Trabalho, Gêneros Discursivos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fomentar discussões no contexto da educação profissional tecnológica federal e, a partir de um levantamento de temas e gêneros discursivos, proporcionar a elaboração de um trabalho que destaca a abordagem de Línguas para Fins Específicos (LinFE) e a visão interdisciplinar de ensino médio integrado (FAZENDA, 2003). A partir da revisão de leitura acerca de Línguas para Fins Específicos e Prática Exploratória, foi possível desenvolver a pesquisa e entrevistar professores e ex-alunos da instituição, atuantes na área de Segurança do Trabalho, com o intuito de revelar dados acerca do inglês dentro da área e orientado por estas reflexões contribuir com práticas discursivas mais comprometidas com as necessidades discentes (LIMA, S. et al., 2011). Os resultados das entrevistas feitas trazem questões importantes que discutem a multidisciplinaridade da área e a abordagem dela em uma outra língua, assim como as percepções de desenvolvimento da prática linguística e exploratória no ensino de inglês em um curso técnico integrado ao ensino médio. Por fim, a pesquisa visa, a partir dos dados, demonstrar e trazer pontos que venham orientar o ensino de inglês com ênfase em fins específicos na área de segurança do trabalho.

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Biografia do Autor

Joshua Palermo de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Campus Maria da Graça

Estudante do curso médio técnico em Segurança do Trabalho no CEFET/RJ - Campus Maria da Graça e Bolsista do Departamento de Extensão (biênio: 2015-2016)

Ricardo Benevides Silva de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ – Campus Maria da Graça

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Letras Linguística (PPLIN) - UERJ e Especialista em Linguística Aplicada e Dificuldades de Aprendizagem. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ – Campus Maria da Graça.

Alessandra Cristina Bittencourt Alcântara, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Campus Maracanã

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Linguística da UERJ e Mestra em Letras, Linguística. Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ – Campus Maracanã.

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Publicado

2017-11-20

Como Citar

de Oliveira, J. P., Silva de Oliveira, R. B., & Alcântara, A. C. B. (2017). O papel dos gêneros discursivos e temas relevantes na formação de técnicos em Segurança do Trabalho a partir de uma construção colaborativa. LínguaTec, 2(2). https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n2.a2384

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos