O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos.

Autores

  • Rodrigo da Silva Lima Mestrando Profissional do Centro Paula Souza na área de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional com o estudo dos Gêneros Textuais na Educação Profissional. É professor II-D da Escola Técnica Estadual Jorge Street e professor e Etec Carlos de Campos. http://orcid.org/0000-0002-7800-906X

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2351

Palavras-chave:

Definições, Termos Técnicos, Formação Profissional

Resumo

Esta narrativa de ensino tem por objetivo apresentar duas experiências interdisciplinares ao ensinar definições de termos técnicos dentro de dois cursos técnicos modulares de nível médio. A intenção de apresentar as experiências e referenciais teóricos é destacar a importância da aquisição de vocabulário técnico dentro do contexto do ensino profissional tecnológico. Desta forma, as duas experiências interdisciplinares partem de referenciais teóricos diferentes: a primeira de Garcia (2010) e a segunda de Ilari (2006). Elas contextualizam a necessidade e a demanda pelo ensino de definições ao demonstrar dois caminhos possíveis mesmo com algumas dificuldades. Elas também podem despertar o interesse em professores da área técnica e de língua materna para o trabalho em aprimorar a competência linguística do aluno.  As duas experiências demonstram, portanto, a viabilidade das trilhas percorridas como mais uma forma de preparar melhor a expressão escrita e oral de um futuro profissional para o mercado de trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Lima, Mestrando Profissional do Centro Paula Souza na área de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional com o estudo dos Gêneros Textuais na Educação Profissional. É professor II-D da Escola Técnica Estadual Jorge Street e professor e Etec Carlos de Campos.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012) e graduação em Letras - Português/Inglês pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2006). Graduação Tecnológica em Marketing pela Anhembi Morumbi (2015). Pós-graduação em Revisão e Tradução de Textos pela Universidade Gama Filho (2010-2012). Atualmente cursa o Programa de Mestrado Profissional do Centro Paula Souza na área de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional com o estudo dos Gêneros Textuais na Educação Profissional. É professor II-D da Escola Técnica Estadual Jorge Street e professor e Etec Carlos de Campos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Revisor freelancer da Editora Cortez e da Editora Elementar.

Referências

ABREU, Antônio Suarez. Curso de Redação. 12 ed., São Paulo: Ática, 2008, 168p.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4.ed. São Paulo: Cortez. (Coleção Questões da Nossa Época; 103), 2005

ANDRADE, Maria Margarida de MEDEIROS, João Bosco. Comunicação em língua portuguesa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 2ª ed. São Paulo: Parábola, 2009.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Brasil). Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012a. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 21 set. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&i-d=17417&Itemid=866>. Acesso em: 25 março. 2017.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003

GARCIA, Othon. Moacir. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2010.

ILARI, Rodolfo. Definições. In: Introdução ao estudo do léxico - brincando com as palavras. São Paulo: contexto, 2006. p-55-59.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6. ed. Tradução Cecília P. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2011.

SQUARISI, Dad; CURTO, Célia. Redação para concursos e vestibulares: passo a passo. SP: Contexto, 2011.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2017-06-21

Como Citar

Lima, R. da S. (2017). O ensino da estrutura linguística de definições no contexto do Ensino Técnico Profissional: narrativas de possíveis caminhos. LínguaTec, 2(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2351

Edição

Seção

Narrativas de ensino