Letramento acadêmico, morfologia da língua portuguesa e o jogo World of Warcraft: uma experiência de Iniciação Científica no curso de Letras do CEFET-MG

Autores

  • Priscilha Sansão Alves de Oliveira
  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2059

Palavras-chave:

Games, Iniciação Científica, Letramento acadêmico

Resumo

Neste artigo, mostramos uma experiência com a Iniciação Científica no curso de Letras do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Oferecemos como exemplo o caso de um estudo sobre morfologia do português brasileiro e a formação de palavras na língua, com base na observação e coleta de dados no jogo World of Warcraft. O projeto foi proposto pela própria estudante e aprimorado pela professora orientadora. Conclui-se que tenha valido como evento de letramento com nuanças acadêmicas e tecnológicas, além de ter concorrido para o desenvolvimento humano e profissional de ambas as pesquisadoras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG.

Referências

ALVES, Ieda Maria. Neologismo: criação lexical. São Paulo: Ática, 2007.

CARVALHO, Nelly. Empréstimos linguísticos na língua portuguesa. São Paulo: Cortez, 2009.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS. Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Iniciação Científica. Disponível em: <http://www.posgraduacao.cefetmg.br/dppg/index.php/pt/iniciacao-cientifica>. Acessado em 11 mar. 2015.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – CNPq. Iniciação científica. Disponível em: <http://www.cnpq.br/pt/web/guest/iniciacao-cientifica;jsessionid=04B3B25BC1F707D53D85DA29821BC26C>. Acessado em: 11 mar. 2015.

CORREIA, M. & ALMEIDA, G. M. B. Neologia em português. São Paulo: Parábola, 2012.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Guia do trabalho científico: do projeto à redação final: monografia, dissertação e tese. São Paulo: Contexto, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4.ed.São Paulo: Atlas, 2002.

LUDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

WHITEHEAD, J., & ROE, R. World of Warcraft Programming: A Guide and Reference for Creating WoW Addons. Indianapolis: Wiley Publishing, Inc. 2010.

Downloads

Publicado

2017-06-21

Como Citar

Oliveira, P. S. A. de, & Ribeiro, A. E. (2017). Letramento acadêmico, morfologia da língua portuguesa e o jogo World of Warcraft: uma experiência de Iniciação Científica no curso de Letras do CEFET-MG. LínguaTec, 2(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2059

Edição

Seção

Relatos de experiência