A aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas

Autores

  • Diogo Pinheiro da Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Maceió, AL http://orcid.org/0000-0002-3465-3873
  • Ediel Azevêdo Guerra Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Maceió, AL

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2346

Palavras-chave:

Análise Combinatória, Sequência Didática, Resolução de Problemas.

Resumo

Este trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa de mestrado sobre o processo de ensino e aprendizagem de Análise Combinatória em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Alagoas. Para tornar esse estudo possível, foi desenvolvida, aplicada e validada uma sequência didática tendo como base o Princípio Fundamental da Contagem para introduzir os conceitos básicos de Análise Combinatória e, como metodologia, o ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática por meio da Resolução de Problemas. Os resultados mostraram que a sequência didática contribuiu para a internalização dos conceitos básicos do objeto matemático em destaque e, além disso, possibilitou identificar dificuldades surgidas durante sua execução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Pinheiro da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Maceió, AL

Possui Licenciatura em Matemática (Universidade Federal de Alagoas - UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física (Centro Universitário Internacional) e Mestrado em Ensino de Matemática (Universidade Federal de Alagoas - UFAL). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico - área: Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.Tem interesse pela metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.

Ediel Azevêdo Guerra, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Maceió, AL

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1987) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é Professor Associado 4 do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: Ensino de Matemática e Física-Matemática

Referências

BRASIL, Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Matemática). Brasília: MEC, 1999.

FERRAZ, Martha Cornélio O Tratamento da Análise Combinatória no Ensino Fundamental e seus Obstáculos Didáticos. 2002. Monografia (Especialização em Ensino-Aprendizagem de Matemática). – Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Departamento de Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, 2002.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; DEGENSZAJN, David; PÉRIGO, Roberto; ALMEIDA, Nilze de. Matemática: Ciência e Aplicações. 9. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.

JULIANELLI, José Roberto; DASSIE, Bruno Alves; LIMA, Mário Luiz Alves de; SÁ, Ilydio Pereira de. Curso de Análise Combinatória e Probabilidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

LIMA, Ana Paula Barbosa; ROCHA, Cristiane de Arimatéa. O que diz o currículo prescrito para combinatória no Brasil? Reflexões sobre o desenvolvimento do conhecimento do horizonte e conhecimento curricular de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais… São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Hopner; JUSTULIN, Andresa Maria (Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014.

ORTENZI, Alexandre. A Relação Professor-Aluno: Contribuições para o Ensino da Matemática. 2006. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2006.

PAIVA, Manoel. Matemática. v. 2. São Paulo: Moderna, 2014.

PINHEIRO, Carlos; ABAR, Celina; SÁ, Pedro. Aprendizagem de análise combinatória por meio da resolução de problemas como ponto de partida. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2012, Fortaleza, CE. Anais... Universidade Federal do Ceará ,2012. p. 1-14.

SILVEIRA, Everaldo; MIOLA, Rudinei José. Professor-Pesquisador em Educação Matemática. Curitiba: Ibpex, 2008.

SOUZA, Analucia Castro Pimenta de. Análise Combinatória no Ensino Médio apoiada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. 2010. 267f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

DA SILVA, D. P.; GUERRA, E. A. A aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 2, p. 40–51, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i2id2346. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2346. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática